No Estado do Paraná, a Prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso Cruzeiro do Iguaçu PR 2019) para cargos de níveis médio/técnico e superior. A expectativa é que o edital não demore de sair. Na próxima semana, o município vai realizar uma licitação para escolher a banca organizadora do novo certame.
A banca organizadora vai ser definida através da modalidade de tomada de preços. Após contratação da banca, o prazo para conclusão dos trabalhos será de 180 dias, podendo ser prorrogado a critério do município. O quantitativo de vagas ainda ainda não foi revelado, mas já se sabe os cargos que serão oferecidos.
As vagas do concurso serão para cargos da Saúde. As vagas de nível técnico serão destinadas a técnico de enfermagem. Para concorrer será necessário, além do curso técnico na área, registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren).
Para nível superior, o edital vai contar com vagas para os cargos de médico generalista 40 horas, médico generalista 20 horas, ginecologista e obstetra, cardiologista e pediatra. Para concorrer, os candidatos deverão ter nível superior completo em Medicina e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Com exceção de médico generalista, também é necessário ter especialização na área de atuação.
O último concurso foi divulgado em 2016, quando contou com 68 vagas para níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior. As vagas foram destinadas aos cargos de técnico em enfermagem, médico generalista 20h, médico generalista 40h, ginecologista e obstetra, pediatra, cardiologista., agente de combate a endemias, enfermeiro, fisioterapeuta, servente, motorista, operário, oficial administrativo, técnico em segurança do trabalho, técnico em saúde bucal e professor.
A prova objetiva do concurso contou com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Legislação e Conhecimentos Específico, conforme função. Além disso, o edital trouxe prova prática para motorista e operador de máquina pesada, além de prova de títulos para professor e os demais cargos de nível superior.
A validade do concurso foi de dois anos. Em 2018, o município prorrogou o certame até 20 de junho de 2020 com objetivo de atender o interesse público, através do decreto nº 4012/2018.