Economia

CRLV 2023: saiba como baixar e imprimir o licenciamento

O início de ano é a época principal para que os brasileiros tirem um tempinho para organizarem as pendências, como pagamento de impostos e taxas de veículos, por exemplo.

É importante salientar que em 2023 os condutores devem se atentar ao pagamento do licenciamento e do IPVA. Além disso, os motoristas devem baixar o CRLV na versão digital ou realizar a impressão em folha no formato A4, com todos os débitos pagos.

A saber, o valor da taxa de licenciamento e do IPVA podem variar de acordo com cada Estado, assim como as datas de vencimento de cada tributo. Dessa forma, é de extrema importância que os condutores se atentem ao calendário disponibilizado pelo Detran da sua região.

CRLV 2023

Primeiramente, é importante destacar que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) só é liberado ao proprietário do veículo após a quitação de todas as dívidas referentes ao veículo, como multas, licenciamento e IPVA.

No documento consta todas as características do veículo, bem como a relação de pagamento do IPVA e Seguro Obrigatório (DPVAT).

Antes, o CRLV era emitido fisicamente para os condutores. No entanto, após as atualizações, o documento passou a ser disponibilizado digitalmente, o que facilitou muito o dia a dia dos motoristas. É importante salientar que, mesmo digital, o prazo de validade do certificado continua o mesmo do físico.

Para instalar o CRLV no celular é bem rápido e prático. Basta seguir o passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para iOS e Android;
  2. Faça o cadastro utilizando o CPF;
  3. Feito isso, escolha o documento digital que deseja incluir, clicando na opção CRLV Digital;
  4. Em seguida, digite o número do Renavam;
  5. Digite o código de segurança do CRV e  clique em “OK”.
  6. Por fim, clique em “Incluir”.

Como imprimir o certificado?

A impressão do CRLV também é bastante simples de ser feita. Confira o passo a passo:

  1. Primeiramente, o condutor deve acessar o portal de serviços da Senatran;
  2. Ao entrar no portal, acesse a sua conta com cadastro gov.br;
  3. Em seguida, clique em “Meus Veículos”;
  4. Na página aparecerão os veículos de sua propriedade, onde você deverá clicar no qual deseja imprimir o certificado.
  5. Feito isso, basta clicar na palavra “CRLV Digital”. Logo após, o documento será baixado automaticamente na versão em PDF.
  6. Pronto, basta imprimir o seu CRLV 2023.

IPVA em 2023

IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo obrigatório para todos aqueles que são proprietários de veículos. É importante ressaltar que os motoristas devem estar atentos para não perderem as datas de pagamento. A saber, os condutores já podem consultar o calendário deste ano.

A Secretaria de Fazenda de São Paulo emitiu, recentemente, informações para que o imposto seja pago com antecedência. É importante salientar que, além da cota fixa, os proprietários de veículos também podem optar pelo parcelamento do tributo.

Ainda, é válido destacar que o motorista que atrasar o IPVA por mais de 60 dias, pode receber multa de até 20% do valor, além de perder o licenciamento do veículo, bem como ter o nome inscrito na Dívida Ativa.

Quando posso pagar o IPVA?

Os condutores que possuem a placa com o final de número 1 já podem efetuar o pagamento da parcela única do IPVA 2023 desde o dia 11 de janeiro. O motorista que realizar o pagamento nesta data ganhará 3% de desconto no valor total.

O parcelamento do valor do imposto também já foi disponibilizado desde o último dia 11 de janeiro. É importante destacar que todos os proprietários de veículos devem quitar as parcelas até o dia 24 de maio. Confira abaixo o calendário.

Como consultar e realizar o pagamento do IPVA?

Os motoristas podem consultar o imposto nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos, bastando informar o número do Renavam.

Além disso, a verificação pode ser feita por meio do portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), mediante o número do Renavam e placa do veículo.