A crise hídrica tem sido um assunto recorrente em vestibulares e no ENEM. É um tema atual, que afeta diretamente a população brasileira e mundial.
Dessa forma, é um assunto que não pode ficar de fora de seus estudos. Geralmente aparecem questões sobre a crise hídrica na parte de geografia, história e atualidades de modo geral. Também está entre as possibilidades de temas para redação.
O que acha de conhecer mais sobre a problemática para apurar o seu senso crítico.
A crise hídrica é um termo utilizado para abordar todos os problemas relacionados à falta de água para o consumo humano. No Brasil, ela tem afetado bastante a região sudeste nos últimos tempos, em especial a região metropolitana do Estado de São Paulo.
Porém, quem sofre recorrentemente com a crise hídrica é a região do semiárido nordestino. E nas últimas décadas isso vem se intensificando muito.
Mesmo com um alto nível de pluviosidade anual em alguns polos, a crise hídrica continua causando secas extremas e comprometendo o abastecimento de água potável às pessoas que residem nas regiões afetadas.
A falta de água pode estar relacionada a diversos fatores. Na verdade, uma soma de motivos alinhados com a falta de chuvas desencadeiam a crise da água. Alguns dos mais comuns são:
Embora nosso planeta seja banhado por 70% de água, dentro dessa porcentagem 97% é salgada e apenas 3% doce. Ou seja, se levarmos em consideração as geleiras, o nível de água utilizável cai para 0,4%.
Esse é o recurso disponível para a sociedade. Por esse número ínfimo, infelizmente, dependendo do local, a água torna-se um bem que gera conflitos e disputas regionais.
Sem falar na má gestão por parte dos governos, os quais não têm políticas sérias para combater o desperdício. Além disso, boa parte da água é entregue ao agronegócio.
Nessa toada, a cada dia que passa a água fica cada vez mais cara e métodos de extração cada vez mais complexos são criados, inflacionando o preço e agravando ainda mais a crise.
Segundo especialistas, com o derretimento das geleiras em decorrência de alterações climáticas causadas pelo aquecimento global, eventos catastróficos estarão por vir em um futuro próximo.
De acordo com ONU (Organização das Nações Unidas), ao menos 1 bilhão de pessoas não tem acesso adequado a água. Esse é mais um dos fatores que fazem desse assunto um dos mais importantes da atualidade.
No Brasil, a crise se intensificou principalmente na última década quando a região sudeste foi severamente afetada.
Além disso, nosso país tem um sério problema de distribuição de água. A maior região hídrica do Brasil fica na região norte, mas ao mesmo tempo é a que tem menor densidade demográfica.
Mesmo o Brasil tendo quase um quinto das reservas hídricas do planeta, a falta de infraestrutura e de políticas voltadas para o abastecimento da população fazem com que o povo sofra com a falta de água.
Muitas regiões são afetadas pelo crescimento populacional em grandes polos industriais e da agricultura. Ou seja, a demanda cresce mais rápido que a capacidade de abastecimento.
Um dos maiores consumos de água no Brasil está associado à irrigação na agricultura. Além disso, faltam políticas públicas sérias de conscientização contra o desperdício industrial e doméstico.
As mudanças climáticas aliadas ao severo desmatamento que a região da floresta amazônica vem sofrendo são fatores determinantes para escassez de chuvas em determinadas regiões do Brasil e da América do Sul.
Esses fatores, além dos outros que citamos no começo do texto, são práticas determinantes para o agravamento da crise no nosso país.
Não deixe de ler também outro artigo para favorecer seus estudos:
https://noticiasconcursos.com.br/dicas/geografia-enem-povo-brasileiro/