A crise existencial no trabalho pode tirar o foco e até mesmo o ânimo de seguir adiante em uma área de atuação.
Ela pode aparecer em diversas fases de nossas vidas, e não tem hora nem para começar, tampouco para acabar.
Porém, algumas análises de si mesmo podem lhe ajudar a lidar com esse momento de uma forma mais equilibrada.
Quer saber como? Então acompanhe este texto até o fim e saiba mais! Esperamos lhe ajudar de alguma forma. 😉
Antes de qualquer dica, é importante você entender a sua crise existencial no trabalho. Ou seja, não espere encontrar uma fórmula que tire de dentro de você a ansiedade e a angústia que a crise está provocando. Não é dessa maneira que a nossa saúde mental funciona.
Por isso, respire fundo e esteja disposto a pensar mais sobre a sua rotina, seus sonhos, medos e desejos. Além disso, considere as nossas dicas abaixo como um ponto de partida, e não uma linha de chegada para a sua reflexão, combinado?
Então vamos adiante:
Comece sempre pelo seu autoconhecimento. É através dele que você poderá entender melhor a sua crise existencial no trabalho.
Isso porque você conseguirá escutar as suas emoções, seus medos, seus sonhos, etc. Além disso, entenderá melhor as suas habilidades profissionais, dificuldades, desejos no ambiente de trabalho, e assim por diante.
Porém, cuidado para não apressar esta etapa! Vá com calma, respire fundo e controle-se durante o processo. Afinal, o autoconhecimento, em alguns casos, pode ser bem doloroso. Portanto, não se apresse.
Busque fazer psicoterapia para impulsionar ainda mais o seu autoconhecimento e as suas descobertas sobre si mesmo. Tudo isso irá lhe ajudar a atravessar a crise existencial no trabalho com mais “armas” para lidar com o problema.
Afinal, não adianta atravessar a crise sem, de fato, resolvê-la, concorda? E conhecer a si mesmo e entender melhor as suas emoções pode lhe ajudar a compreender qual caminho você realmente deseja seguir.
Viver novas experiências também pode lhe ajudar a atravessar a crise existencial no trabalho. Isso porque você terá a oportunidade de aprender coisas novas e, a partir disso, construir novas perspectivas e sonhos para o seu futuro.
Dizemos isso, pois, muitas vezes, você ainda nem experimentou aquela atividade que fará o seu coração bater mais forte e dará aquela pitada de sentido a mais para a sua rotina de trabalho. Portanto, não se feche para o mundo.
Se estiver com uma angústia intensa, converse com alguém de confiança sobre o que você sente, ou apenas escreva para tentar reorganizar as suas ideias. As palavras são nossas aliadas durante uma crise existencial no trabalho.
Por fim, tenha o cuidado de analisar se a sua crise existencial no trabalho está mais envolvida com um ponto específico do seu trabalho, ou se realmente é um sinal de que você deve mudar o rumo das coisas.
Faça essa análise com cuidado e paciência, a fim de não tomar uma decisão baseada, somente, na emoção.
Boa sorte!