Criar vínculo com o liderado, especialmente quando ele acabou de chegar na empresa, pode ser um grande desafio para muita gente. Porém, não precisamos encarar a situação como um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Afinal, existem ações super simples que podem ajudar você na hora de se aproximar daquele novo colaborador. Neste texto, discutimos sobre isso. Continue conosco.
O vínculo entre líder e liderado é extremamente importante para o funcionamento de qualquer grupo de trabalho. Quando esse vínculo não acontece, há chances de o colaborador não se sentir conectado com as ideias da empresa, resultando em uma falta de alinhamento entre as partes envolvidas nos processos. Por isso, investir em alternativas é peça-chave para evitar problemas de relacionamento com o liderado.
A seguir, você verá algumas ideias que podem ajudar:
A comunicação assertiva é crucial em qualquer tipo de relacionamento humano. Sendo assim, desenvolver uma comunicação clara e assertiva é um dos passos para criar vínculo com o liderado. Você deve analisar a forma como se comunica, as palavras que usa, o tom de voz e a linguagem corporal, por exemplo. Saber expressar os seus pensamentos de forma respeitosa e considerando o ponto de vista alheio são caminhos relevantes.
Mostrar um interesse genuíno pelo seu liderado também é interessante. Desse modo, pergunte se ele está se adaptando à rotina, como está o novo trabalho, se ele tem dificuldade com algo, enfim. Aproxime-se aos poucos, sem ser invasivo, mostrando interesse em saber mais sobre como ele tem enxergado o trabalho.
Os feedbacks, quando bem-feitos, podem proporcionar muitos benefícios para o liderado e até mesmo para o grupo no qual ele está inserido. Sendo assim, oferecer feedbacks construtivos e periódicos é um caminho bem interessante. Acima de tudo, você estará se aproximando do liderado e proporcionando um fortalecimento do vínculo entre vocês, ao mesmo tempo em que o auxilia no desenvolvimento profissional.
Oferecer ajuda e se mostrar disponível no dia a dia também pode ajudar a criar vínculo com o liderado. Se ele perceber que você realmente quer apoiá-lo e que está ali para tirar as dúvidas que podem surgir no decorrer do dia a dia, ele poderá se sentir mais acolhido e confortável no ambiente de trabalho.
Afinal, nada melhor do que ser bem recebido em um ambiente que não conhecemos, não é mesmo? Por isso, ajudá-lo e oferecer esse tipo de disponibilidade são atitudes bem-vindas nesse caso.
Sempre que estiver conversando com o seu liderado, exercite a empatia e escute-o ativamente. Essa postura pode fazer a diferença e proporciona um maior vínculo entre vocês.
Quando estamos comunicando algo a alguém que realmente dá atenção às nossas palavras, nos sentimos mais importantes e acolhidos por conta disso. Por isso, se você quer fortalecer e/ou criar vínculo com o liderado, considere ouvi-lo atentamente, mostrando interesse pelas ideias dele. 😉