Para facilitar a vacinação de idosos contra Covid-19, a cidade de São Paulo terá um sistema de drive-thru a partir do dia 08 de fevereiro, data que marca o início da imunização de maiores de 90 anos na capital do estado. A informação foi dada pelo governador João Doria em coletiva de imprensa na tarde desta quarta (03) no Palácio dos Bandeirantes.
A vacinação dos idosos contra Covid-19 será feita nas 468 UBS (Unidades Básicas de Saúde) espalhadas pela cidade, em quatro Centro Escola e em cinco pontos de drive-thru, onde as pessoas poderão receber a vacina sem sair do carro. Os idosos que não tiverem condições de se dirigir aos postos de vacinação serão atendidos em suas casas.
A expectativa da Prefeitura de São Paulo é vacinar 32.837 idosos durante essa primeira fase. A partir do dia 15 será a vez dos maiores de 85 anos serem imunizados. Para evitar atrasos e aglomerações nos postos de vacinação, os idosos devem fazer um pré-cadastro na plataforma Vacina Já.
“Esse pré-cadastro agiliza o atendimento e evita aglomerações. Leva um minuto para ser feito. Não é obrigatório, mas ajuda a diminuir fila e espera para esse grupo etário”, disse Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização de Imunização de São Paulo.
Regina ainda disse que cabe a cada município do estado definir se a vacinação será em postos, com sistema drive-thru ou em casa.”Cada município tem capacidade de olhar para o seu território e fazer sua estratégia.”
O horário de vacinação contra Covid-19 nas UBS será de segunda a sexta, das 7h às 19h. Assim como as UBS, os pontos de drive-thru funcionarão somente nos dias úteis, das 8h às 17h.
Os cinco pontos drive-trhu serão montados nos seguintes locais:
Segundo o governador de São Paulo, 5,4 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para fabricação de mais doses da CoronaVac devem chegar hoje da China ao Brasil. Com essa matéria-prima, o Instituto Butantan, responsável pela vacina no Brasil, entregará 8,6 milhões de doses a partir de 23 de fevereiro.
Outro lote é aguardado para chegar até o dia 10. Nessa segunda carga serão enviados 5,6 mil litros de IFA, com os quais o Butantan pode envasar 8,7 milhões de doses em até 20 dias. No total, somando ambos os lotes, 17,3 milhões de novas doses da CoronaVac serão disponibilizadas pelo Butantan.