O que você precisa saber sobre o Programa de Vacinação contra a Covid-19 nos EUA

Os Estados Unidos, país com maior número de casos de covid-19 registrados no mundo, continua a bater recorde diário de óbitos da doença com 3.309 vítimas fatais na última sexta-feira (11).

O programa de vacinação dos Estados Unidos contra a Covid-19 começa nessa segunda (14), após ser autorizado e aprovado pelos órgãos reguladores responsáveis. Nesta primeira etapa, a recomendação do CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças – é que a imunização seja oferecida a profissionais de saúde e residentes de lares de idosos.

A vacina que recebeu a aprovação do CDC neste domingo (13) foi a desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que apresentou 95% eficácia. No Reino Unido a mesma vacina começou a ser administrada desde o dia 8 de dezembro.

Enquanto isso, outras vacinas ainda estão sendo desenvolvidas e testadas nos Estados Unidos. O objetivo é um programa de vacinação flexível e que consiga se adaptar a diferentes cenários.

Por questão de segurança está sendo feita uma grande operação de distribuição logística por todo o país com milhões de vacinas contra a Covid-19, armazenadas a -70° C em gelo seco. O CDC desenvolveu uma ferramenta de segurança exclusiva, denominada v-safe, que nada mais é que um verificador de saúde pós-vacinação baseado em smartphone para pessoas que receberem a vacinas. O objetivo é a detecção imediata de quaisquer problemas de segurança com as vacinas aplicadas contra a Covid-19.

inicio-da-vacinacao-estados-unidos
Estados Unidos, o país mais afetado pela Covid-19, começa a vacinação em 14/12            Fonte: Pixabay

A Administração da vacina será feita em duas doses

Embora a vacina tenha sido considerada segura, a orientação da agência reguladora de saúde dos Estados Unidos FDA, Food and Drug Administration, é não aplicar a vacina em pessoas com histórico de reações alérgicas graves a qualquer um de seus insumos.

São necessárias duas doses da vacina da Pfizer e BioNTech, sendo que a segunda aplicação deve ocorrer 3 semanas após a primeira. A administração das duas doses é fundamental para obter a proteção máxima que a vacina pode oferecer contra a Covid-19.

O fornecimento da vacina americana neste primeiro momento é limitado, mas a expectativa é de que aumente consideravelmente nas próximas semanas. Acredita-se que até o início do próximo ano a vacina da Pfizer/BioNTech esteja disponível em consultórios médicos, farmácias, hospitais e centros de saúde qualificados pelo governo federal.

Efeitos Colaterais da vacina Pfizer/BioNTech

Durante as pesquisas e testes realizadas com a vacina das farmacêuticas Pfizer e BioNTech, foram computados os seguintes efeitos colaterais mais comuns:

  • Dor no local da aplicação da injeção
  • Cansaço
  • Dor de cabeça
  • Dor muscular e nas articulações
  • Febre

Estes sintomas foram sentidos principalmente após a aplicação da segunda dose da vacina e desapareceram em questão de poucos alguns dias.

Totalizando quase 16 milhões de pessoas infectadas no país, as mortes chegam a 300.000. Além das medidas preventivas, as vacinas constituem até o momento a ferramenta mais importante para combater a Covid-19.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.