O número de pessoas vacinadas, até o momento, é de aproximadamente 12 milhões. Asso, esse valor foi assegurado pelo World in Data, uma plataforma gerida pela Universidade de Oxford.
A campanha de vacinação já se iniciou em diversos países pelo mundo a fora. Mas no Brasil ainda não há uma data concreta de quando começarão a ser aplicados os imunizantes.
De onde são as pessoas vacinadas
Mais de 50 países já iniciaram seus planos de combate a covid-19. Por exemplo, entre eles estão:
- União Europeia – 27 países;
- China;
- Estados unidos da América;
- Reino Unido;
- Argentina;
- Chile;
- México;
- Canadá;
- Israel;
- Emirados Árabes Unidos;
- Bahrein.
Agora é possível estimar a quantidade de pessoas vacinadas devido ao site Our World in Data. Aliás, ele pertence à Universidade de Oxford e armazena as informações de todos os países que estão vacinando.
O projeto existe desde 2011 e procura favorecer o acesso a dados e estudos. Mas desde o início da pandemia ele mantém uma tela atualizada com informações mundiais sobre a doença.
Os números da plataforma baseiam-se nas informações divulgadas por cada governo e órgão de saúde. Porque até o momento não há nenhum banco de dados oficial que faça as contabilizações.
Estimou-se até a segunda (4/1), que existem 12,6 milhões de pessoas vacinadas no mundo. Dessa forma, em números totais quem lidera é:
- China – com 4,5 milhões de imunizantes aplicados;
- EUA – com 4,2 milhões.
Já os dados relativos apontam Israel como líder entre os que já aplicaram a substância. Isso porque já conseguiu realizá-la em 14% da população, sendo a campanha mais rápida do planeta.
Segue-se de perto por outras nações que possuem uma população bem menores que as citadas. Por exemplo:
- Dinamarca (1.007);
- Bahrein (594);
- Alemanha (413);
- Itália (351).
Então os números expostos não contabilizam testes clínicos que foram elaborados pelos laboratórios antes da aprovação da vacina. Além disso, as segundas doses não considera-se.
Como funciona o site Our World in Data
O site é bem interativo e permite visualizar dados em diferentes formatos. Assim, ele tem um aspecto didático que pode ser observados. Por exemplo:
- Mapas;
- Gráficos;
- Tabelas.
O Our World in Data também permite que o usuário filtre os resultados. Então é possível visualizar os dados por localidade e intervalo de tempo. Assim, nas vacinas ele mostra quais marcas estão sendo aplicadas e quais as políticas de imunização seguidas.
Conclusão
Dessa forma, o site controlado pela Universidade de Oxford confirma que já existem 12 milhões de pessoas vacinadas. Assim sendo uma plataforma extremamente importante para as análises futuras de desempenho dos imunizantes.