Saber o que precisa fazer quando tiver suspeita de covid-19 é um cuidado importante. A princípio, saber sobre os sintomas da doença e identificar ela pode fazer a diferença. Por fim, também auxilia a preservar a saúde dos que estão à sua volta.
Para construir um passo a passo, foram consultados alguns especialistas em infectologia. Logo, será descrito um pouco sobre a doença, os sintomas, testagens e cuidados. Desde já, o isolamento e a testagem são as principais atitudes a serem tomadas.
Sintomas de suspeita de covid-19
No momento sabe-se que o período de incubação pode ser de 2 a 14 dias. Ou seja, é o período que os sintomas aparecem depois do contato com o vírus. A princípio, muitos casos são assintomáticos ou com sintomas leves, sendo a recuperação em casa.
A orientação da Organização Mundial da Saúde é que em caso de suspeita de covid-19. De antemão, o paciente deve permanecer em casa e só sair para serviços de saúde. Bem como, saber onde está tendo atendimento específico para quem tem sintomas de Covid.
Já para pacientes que fazem parte do grupo de risco, é importante o apoio médico. Desde já, esta pode ser feita pelo teleatendimento. Por fim, ir ao hospital somente se os sintomas se agravarem.
Principais sintomas do Covid-19
A covid-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A princípio, a maioria das pessoas infectadas têm sintomas leves e moderados. Portanto, não precisam ser hospitalizadas.
Pode-se classificar os sintomas em 3 grupos principais: Sintomas leves, menos comuns e graves. Logo abaixo a lista dos sintomas e sua classificação.
Entre os principais sintomas leves para suspeita de covid-19 temos:
- Febre
- Tosse seca
- Cansaço
Já entre os sintomas menos comuns tem-se:
- dores e desconfortos
- dor de garganta
- diarreia
- conjuntivite
- dor de cabeça
- perda de paladar ou olfato
- erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
e como sintomas graves:
- dificuldade de respirar ou falta de ar
- dor ou pressão no peito
- perda de fala ou movimento
Testes para suspeita de covid-19
No mercado, existem 3 tipos de testes que estão sendo bem utilizados. de antemão, cada um tem sua funcionalidade e eficiência de acordo com o momento para suspeita de covid-19.
O PCR (padrão ouro), detecta o vírus no paciente. A princípio, o exame é feito através da coleta de material da garganta e nariz. Bem como, utiliza técnicas de biologia molecular para ver o material biológico do vírus.
A sorologia, neste caso, detecta os níveis de anticorpos IgM e IgG. Contudo, é indicado a pacientes que têm mais de 7 dias de sintomas. Por fim, pode ter resultados negativos que não exclui a presença da doença.
O Teste de antígeno, também conhecido como teste rápido. De antemão, seu resultado demora pouco mais de 2 horas após a aplicação do teste. Então, ele identifica a infecção atual, é recomendado quando uma pessoa apresenta sintomas ou sinais.
Como agir em caso confirmado
A recomendação do Ministério da Saúde, é o isolamento, com suspeita de covid-19 ou confirmação. Logo, o paciente tem que se manter em um cômodo isolado. Bem como, manter a porta fechada e janelas abertas para circulação do ar.
Não compartilhar talheres, copos, pratos, separar resíduos numa lixeira individual. Assim como, fazer a higiene de qualquer objeto do paciente. Por fim, higienizar o banheiro após o uso, evitar áreas comuns e usar máscara sempre.