Quando vou receber a vacina?

O plano nacional de vacinação deve priorizar certos grupos para além da população geral
Um plano de vacinação continua indefinido quanto a data. Fonte da imagem Correio do Sul.

As vacinas de covid 19 já se encontram prontas ou terminando seus testes. Países como os Estados Unidos e o Reino Unido já estão realizando campanhas de vacinação emergenciais. Até então mais de um milhão de pessoas de vacinaram contra o vírus.

Entretanto, parece que os brasileiros ainda vão ter de esperar pela vacina. Isso porque a política para um plano nacional de vacinação envolveu vários conflitos e confusões.

Até então o país tem passado por varias indefinições. Há polêmicas sobre qual vacina será utilizada. Mais complicado ainda tem sido a definição de uma data para implementar um plano de vacinação.

O que se sabe é que os brasileiros ainda vão ter de esperar mais para se vacinar. A seguir vamos ver os motivos.

Disputas políticas

Certamente o que tem se sobressaído são as tensões políticas em torno da vacinação. Elas se deram entre o governo federal e o estado de São Paulo.

Você também pode gostar:

A princípio o governo federal tinha anunciado no começo de dezembro que o Plano Nacional de Imunização seria marcado para março do ano que vem. Também seria utilizada somente a vacina da parceria da Fundação Oswaldo Cruz com a universidade de Oxford.

Isso se chocou com os planos do governador de São Paulo, João Dória. Ele então já vinha anunciando um plano de vacinação para seu estado para o mês de janeiro. Esses planos envolviam usar a Coronavac. Essa vacina vem sendo desenvolvida pelo Instituto Butantã em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Isso acarretou conflitos envolvendo o estado de São Paulo, o governo federal, a Anvisa e outros estados. Um dos principais motivos de desavença era a data de vacinação.

Parte dos governadores criticou o governo por considerar muito tarde colocar a vacinação para março. Se entendia que a vacinação deveria ser em caráter emergência conforme as vacinas ficam prontas.

Alguns estados pretendiam comprar a Coronavac para começar a vacinação em um período mais próximo. Outros criticaram então o governador de São Paulo e se alinharam com o governo federal por um plano unificado.

O plano nacional de vacinação

Depois de muita pressão o Ministério da Saúde anunciou enfim um plano nacional de vacinação. O Ministério lançou no dia 16 de dezembro o chamado de Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra Covid 19.

Assim se trata de um extenso documento acessível em PDF. Ele especifica quais são os grupos prioritários que devem receber a vacina. E um prazo de dezesseis meses para a execução do plano.

Desses meses quatro serão para vacinar os grupos prioritários. Dos demais doze é que se prevê a vacinação do restante da população.

Entretanto, ainda não há uma data específica para executar o plano. Atualmente o Ministério da Saúde prevê a vacinação para começar em meados de fevereiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.