Países que também utilizarão a CoronaVac

A vacina CoronaVac, produzida pela empresa chinesa Sinovac, é aquela que vem trazendo as maiores polêmicas nos últimos meses no Brasil. Alvo de disputa política entre o governador de São Paulo, João Dória, e o Presidente da República, Jair Bolsonaro, a vacina já está em produção no Brasil pelo Instituto Butantan. O imunizante será produzido pelo instituto em turnos de 24 horas, sete dias por semana, e há a expectativa de fabricação de até um milhão de doses por dia. Por outro lado, a fabricante chinesa afirma possuir hoje a capacidade de produção de 300 milhões de doses ao ano, esperando dobrar a sua capacidade ao final desse ano quando a sua segunda fábrica for concluída. A Coronavac não será utilizada apenas no Brasil, confira abaixo os países em que a vacina poderá vir a ser usada ou que já está sendo administrada no momento.

China

Embora ainda não possua registro no país, a CoronaVac já está sendo aplicada em sua terra natal de forma emergencial. As informações são de que estão sendo imunizados principalmente funcionários do governo, pessoas da área da saúde e das fronteiras. O programa de vacinação emergencial no país foi iniciado em agosto. No entanto, há relatos de pessoas sendo imunizadas contra o coronavírus em clínicas particulares conforme demonstrado em reportagem da rede BBC. Até esta segunda-feira (14) a China apresentava 86.741 casos com 4.634 mortes. Sendo a província de Hubei, onde se deu o epicentro da doença em sua capital Wuhan, responsável por mais de 80% dos casos.

Indonésia

A Indonésia, país que teve sua economia severamente impactada pelo coronavírus, já recebeu 1,2 milhão de doses do imunizante da Sinovac e pretende iniciar a vacinação em janeiro. A expectativa é pela conclusão da fase final de testes ainda este ano e que uma autorização de uso emergencial possa ser emitida no início de 2021. O país das belas praias de Bali teve a sua primeira recessão há mais de duas décadas, em grande parte devido a queda nas receitas com o turismo. O país ficou fechado para turistas estrangeiros em grande parte do ano de 2020. Além disso, a Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo com quase 270 milhões de habitantes, fator que preocupa as autoridades locais devido à proporção que a epidemia pode alcançar no país. No país, assim como no Brasil, há acordo de transferência de tecnologia entre a Sinovac e uma empresa estatal do país, que produzirá localmente a vacina. Hoje o país conta com 617.820 casos da doença e 18.819 mortes.

indonesia-coronavac
Indonésia, 4º país mais populoso do mundo, já recebeu 1,2 milhão de doses da CoronaVac
Fonte: Pixabay

Turquia

O governo de Recep Erdogan tem planos de iniciar a imunização da população ainda este ano. O país fechou acordo com a Coronavac para o fornecimento de 50 milhões de doses. Embora não tenha sido aprovada no país, a expectativa é que seja concedida uma autorização emergencial para o seu uso. O país vem passando por recordes diários de mortos e infectados desde o dia 20 de novembro. Hoje o país conta com 1.780.673 casos da doença e 15.977 mortos.

Chile

No Chile o imunizante da Sinovac está sendo testada em cerca de três mil voluntários desde setembro. O governo firmou um acordo com a fabricante chinesa para a compra de 20 milhões de doses da vacina. O país hoje conta com um quadro estável da covid-19, mas contabiliza até a data 573.830 e 15.931 mortes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.