Paciente com Down consegue leito para Covid-19 após foto viralizar

A foto de um enfermeiro abraçando um paciente de Covid-19 com síndrome de Down enquanto ele recebia oxigênio viralizou nas redes sociais e gerou comoção. O caso aconteceu na cidade e Caapiranga, interior do Amazonas, quando o paciente, Emerson Junior Loureiro, 30 anos, estava com medo de colocar a máscara e foi tranquilizado pelo profissional da saúde.

down covid-19
Paciente recebe oxigênio com ajuda de enfermeiro — Foto: Arquivo pessoal

Após a repercussão do caso, a família conseguiu a transferência do paciente para um leito de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em Manaus, capital do Amazonas. A imagem também ajudou a dar maior visibilidade ao surto de Covid-19 e à falta de oxigênio, insumo essencial para tratar Covid-19 grave, no estado.

Em entrevista ao portal G1, da Rede Globo, a irmã do paciente, Eliane Loureiro, falou sobre o caso.

“Meu irmão não queria deixar colocar a máscara para receber oxigênio pois se sente incomodado. Eu tinha acabado de sair de perto dele e o enfermeiro me disse: ‘deixa que eu faço, deixa que eu cuido’. Foi quando ele abraçou o meu irmão e, só por meio desse gesto, que ele se sentiu seguro. Foi muito bom”, disse Eliane.

O enfermeiro Raimundo Nogueira, responsável por atender Emerson, disse que abraçou o paciente para ganhar sua confiança.

“Como ele não entende, pois é um paciente especial e eu cheguei próximo dele, dei um abraço, e eu consegui ofertar oxigênio. Assim, ele percebeu que aquele oxigênio fazia parte do tratamento sim, pois até melhorou a respiração dele. A enfermagem é a arte de cuidar, é o compromisso pela vida, a responsabilidade com o paciente e com a saúde.”, contou Raimundo ao G1.

Foto rende leito para Covid-19 a paciente com Down

O momento do abraço foi registrado na última sexta (23) por outra paciente com Covid-19, que foi autorizada pela família de Emerson a publicar a imagem nas redes sociais.

Ninguém imaginava que a repercussão seria tão grande e ainda renderia uma transferência para um leito de UTI para tratar Covid-19 em Manaus.

“Além de publicar a foto para homenagear o enfermeiro, pois foi uma atitude muito bonita dele, foi através dessa foto que recebemos muita ajuda com recursos. Conseguimos uma vaga para ele em UTI pois no interior não tem”, disse a irmã de Emerson Júnior.

Emerson testou positivo para Covid-19 há três semanas e desde então é acompanhado de perto pela irmã. Sem recursos para bancar uma transferência a um hospital com melhor estrutura de atendimento, a repercussão da imagem veio em boa hora e pode salvar a vida do rapaz.

“O médico foi claro: ‘ou interna ou ele vai morrer’. Em Caapiranga não tem muito recurso. E, graças a Deus, com essa foto, deu certo”, afirmou Eliane.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.