Ocupação de leitos de UTI é de 89,9% em SP: “momento mais crítico da pandemia”, diz secretário de Saúde

A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) é de 89,9% no estado de São Paulo por conta do avanço da pandemia de Covid-19. Segundo dados da Secretaria de Saúde, dos 11.372 leitos, mais de 10 mil estão ocupados.

Na Grande São Paulo, do total de 6.405 leitos de UTI, mais de 5.730 estão ocupados, o que representa taxa de ocupação de 90,6%. Devido à aceleração da transmissão do coronavírus, o governo colocou o estado em fase emergencial, a mais restritiva desde o começo da pandemia.

“É o momento mais crítico da pandemia que vivemos. Estamos no 3º dia da fase emergencial e, na Grande São Paulo, queremos reduzir a circulação de 4 milhões de pessoas, o que corresponde a 46% de toda a população”, disse o secretário da Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, em entrevista coletiva nesta quarta (17).

De acordo com o secretário, o perfil dos novos internados por Covid-19 é diferente daquele normalmente visto em 2020.

“Além da ocorrência de novas variantes, também temos o encontro desse vírus com a população que não respeita orientações de restrição e, dessa forma, ela acaba comprometida”, afirmou.

Número de internados em UTI em SP saltou 68%

A aceleração da pandemia de Covid-19 no estado de São Paulo fica evidente quando Jean Gorinchteyn apresenta um comparativo entre o número de internados em UTI hoje e no dia 22 de fevereiro.

“Em 22 de fevereiro, tínhamos internados na UTI 6.410 pessoas. Hoje temos 10.756 pacientes internados nas UTIs. Um aumento de 68%. Em três semanas, 4.346 pessoas foram internadas nas UTIs, com média de 200 pessoas por dia necessitando de internação em unidades críticas”, afirmou o secretário. “Temos 67 municípios, quase 10% do total, que atingiram sua capacidade de atendimento”, completou.

Enquanto o governo do estado impôs a fase emergencial, alguns municípios da região de Rio Preto anunciaram que entrarão em lockdown a partir desta quarta, seguindo exemplo de Araraquara (SP), que derrubou o número de infecções e mortes por Covid-19 após adotar a medida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.