Novo coronavírus pode mudar a cor do leite materno?

Uma foto publicada por uma influenciadora nos Estados Unidos despertou a curiosidade de muitas mulheres: afinal, o novo coronavírus (Sars-CoV-2) é capaz de alterar a cor do leite materno?

leite materno coronavírus
Imagem: Reprodução Instagram / @breastfeedingaversion

A imagem publicada no dia 16 de janeiro em rede social mostra duas amostras congeladas de leite materno, uma colhida antes da mãe ter sido infectada pelo novo coronavírus e outra depois.

A amostra extraída antes da doença é esbranquiçada, como normalmente o leite materno se apresenta, enquanto a outra tem um tom esverdeado e por isso despertou curiosidade.

A primeira suposição feita nas redes sociais foi a de que os anticorpos produzidos pela mãe para combater a infecção pelo novo coronavírus alterariam a cor do leite materno, além de proteger o bebê contra o vírus.

Cor do leite não tem relação com o coronavírus

O leite materno realmente tem capacidade de passar anticorpos da mãe para o bebê. No entanto, a presença de anticorpos não altera a cor do leite. A mudança no tom está ligada à alimentação da mãe, e não aos anticorpos.

“Essa variação tem relação com fatores como a alimentação da mãe e a ingestão de suplementos, e não a presença ou não de anticorpos”, explica ao portal UOL a pediatra Patty Terrível, especialista em aleitamento materno do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros e membro do Departamento de Aleitamento Materno da SPSP (Sociedade de Pediatria de São Paulo).

Tons azulados ou esverdeados, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), devem-se ao consumo de vegetais verdes ou alimentos com corantes desta cor, enquanto vegetais de cor laranja, como cenoura e abóbora, podem deixar o leite materno mais amarelado devido à concentração de betacaroteno.

Gelatinas, refrigerantes, sucos e outros vegetais, como a beterraba, também podem influenciar na coloração do leite materno, o que não significa que a amamentação deve ser interrompida.

Leite rosado não é coronavírus, mas acende alerta

Embora, em geral, a mudança no tom do leite materno não cause preocupações, as mães devem ficar atentas se perceberem que o leite ganhou tons rosados ou amarronzados. Isso porque pode haver presença de sangue no leite. A recomendação neste caso é procurar um médico, mas não parar a amamentação.

“Nesse caso, é importante que a mulher investigue se o seio está machucado ou se há algum outro problema de saúde, mas a amamentação pode e deve continuar, pois não vai prejudicar o bebê”, disse, ao portal UOL, Rossiclei de Souza Pinheiro, membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.