Mulher de 105 anos vence surto de Covid-19 em lar para idosos

Maximiana Alves Barreto Camargo, de 105 anos, está entre os moradores de uma casa de repouso em Pirajuí (SP) que sobreviveram a um surto de Covid-19. No total, 32 idosos residentes do Hospital Lar Irmã Dulce foram infectados pelo novo coronavírus, além de 14 funcionários.

Dos 32 idosos infectados, 14 já receberam alta hospitalar na última sexta (22). Entre eles, está Maximiana, que é do estado da Bahia. A superação da idosa de 105 anos conhecida como Dona Massu emocionou a equipe da instituição, que cantou parabéns quando ela percorreu o corredor para deixar a ala onde estava sendo mantida isolada, conforme mostrado em matéria da “TV TEM”.

O mesmo clima de emoção foi visto quando os outros 13 pacientes tiveram alta após vencerem a Covid-19. A sensação de alívio veio após o susto de ter o novo coronavírus, conhecido por causar mais complicações em idosos, entre os residentes da instituição.

“O primeiro caso positivo para nós foi um momento de desespero. Eu quase morri porque achei que todos iam morrer. Mas respirei fundo e a partir daí eu tive certeza que eles [idosos] já enfrentaram tanta coisa na vida, já receberam tantos nãos, tantas perdas, que não seria um vírus que iria impedi-los de viver”, destaca a diretora do Hospital Lar Irmã Dulce, Milena Formagio.

Surtos de Covid-19 em lares para idosos de Pirajuí

O primeiro morador da instituição a testar positivo para Covid-19 foi um homem de 85 anos. O caso foi confirmado no dia 08 de janeiro e a suspeita é a de que ele tenha sido infectado por algum funcionário, pois desde o começo da pandemia o lar não recebe visitas externas.

Depois de detectar o caso, o hospital testou 96 pacientes, encontrando 32 casos positivos da doença. Os 32 idosos infectados foram isolados e internados na própria instituição, que possui estrutura hospitalar, equipe médica e funcionários da área.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pirajuí, no estado de São Paulo, o lar de idosos está sendo monitorado pelas equipes da Vigilância Epidemiológica do município, que em 2020 viu outra instituição da cidade sofrer um surto de Covid-19. Na ocasião, pelo menos dois idosos morreram por complicações causadas pela doença no Asilo São Vicente de Paulo.

Após vencerem a Covid-19, idosos passam bem

Após receberem alta hospitalar, os idosos já retomaram as atividades normais neste final de semana e passam bem.

“Todos voltaram às atividades de rotina, aos quartos de origem, já estão fazendo as refeições com os demais e o mais importante é que não apresentaram nenhuma sequela.”, afirmou a diretora.

Dos 14 funcionários infectados, três já deixaram o isolamento livres do vírus. Os demais funcionários, segundo a diretora Milena Formagio, estão assintomáticos e isolados em suas respectivas casas.

Para minimizar os riscos de um novo surto, mais de 100 funcionários da instituição tomaram a primeira dose da vacina CoronaVac contra Covid-19 na quinta (21) e na sexta (22).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.