Ivermectina não tem eficácia contra Covid-19, diz fabricante do remédio

A fabricante da ivermectina, a farmacêutica Merck, disse que o medicamento não tem eficácia contra Covid-19. O comunicado foi divulgado na quinta-feira (04) e diz que não há dados disponíveis que apontem que o vermífugo seja capaz de combater ou prevenir a doença.

Além de afirmar que não há base científica para a utilização da ivermectina contra Covid-19, a Merck diz que se preocupa com a ausência de dados sobre a segurança da substância quando usada para fins que não sejam os indicados na bula e aprovados pelas agências regulatórias.

“Não acreditamos que os dados disponíveis sustentem a segurança e a eficácia da ivermectina além das doses e dos grupos indicados nas informações de prescrição aprovadas por agências regulatórias”, diz o comunicado que pode ser lido ao final deste texto.

Uso de ivermectina contra Covid-19 no Brasil

No Brasil, o vermífugo da Merck faz parte do ‘kit Covid’ que compõe o ‘tratamento precoce’ contra Covid-19 ao lado de outros medicamentos sem comprovação científica no combate ao coronavírus, como a cloroquina.

Durante o ano de 2020, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recomendou o ‘tratamento precoce’, fazendo as vendas de ivermectina dispararem 557% entre 2019 e 2020, de acordo com levantamento do portal G1.

Em julho de 2020, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alertou sobre ineficácia da ivermectina na prevenção e no tratamento da Covid-19. No entanto, o governo federal seguiu apoiando o uso.

Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde chegou a lançar um aplicativo que recomendava o uso da ivermectina, entre outros medicamentos, contra a Covid-19, mesmo sem base científica sobre a eficácia no controla da pandemia.

Comunicado da Merck sobre a ivermectina

A Merck (NYSE: MRK), conhecida como MSD fora dos Estados Unidos e Canadá, afirma hoje sua posição em relação ao uso de ivermectina durante a pandemia de Covid-19. Os cientistas da empresa continuam a examinar cuidadosamente as descobertas de todos os estudos disponíveis e emergentes de ivermectina para o tratamento de Covid-19 para evidências de eficácia e segurança. É importante observar que, até o momento, nossa análise identificou:

  • Nenhuma base científica para um efeito terapêutico potencial contra Covid-19 de estudos pré-clínicos;
  • Nenhuma evidência significativa para atividade clínica ou eficácia clínica em pacientes com doença Covid-19.
  • A preocupante falta de dados de segurança na maioria dos estudos.

Não acreditamos que os dados disponíveis suportem a segurança e eficácia da ivermectina além das doses e populações indicadas nas informações de prescrição aprovadas pela agência reguladora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.