EUA registram novo recorde de mortes por Covid-19 no mundo

Com 361 mil óbitos no total, os EUA são o país com maior número absoluto de mortes por Covid-19 no mundo, seguidos do Brasil com 199 mil mortos.

Segundo levantamento da Universidade John Hopkins divulgado nesta quinta-feira (07), os Estados Unidos registraram 3.865 mortes por Covid-19, o que representa o maior número de óbitos em um único dia no mundo.
Nas últimas três semanas, esse foi o quinto dia em que mais de 3.500 pessoas perderam a vida em decorrência da Covid-19 nos EUA. O alarmante número revela que a contagem de mortes diária no país já supera a primeira onda entre março e abril do ano passado, quando a média era de cerca de 2 mil mortes por dia.

Ao contrário do Brasil, onde é verão, nos EUA é inverno nesta época do ano, período normalmente acompanhado de uma alta de casos de gripe e outras doenças respiratórias. O grande problema é que esses casos de doenças respiratórias comuns durante o inverno agora são acompanhados de um grande volume de hospitalizações causadas pela Covid-19, colocando as autoridades de saúde em alerta no país e levando os estados a adotarem medidas duras para conter o avanço do vírus.

Para combater o Sars-Cov-2, além do distanciamento social e outras medidas restritivas, os EUA contam com duas vacinas, Pfizer/Biontech e Monderna, que já foram aprovadas e estão sendo aplicadas nos grupos prioritários. No entanto, a previsão é que a campanha de vacinação se estenda pelo menos até o meio do ano.

Los Angeles entre a vida e a morte

Na segunda-feira (04), a imprensa americana apontou que as ambulâncias da segunda maior cidade dos EUA receberam a orientação de não transportar pacientes com poucas chances de sobrevivência.

De acordo com o ‘Los Angeles Times’, a orientação foi motivada pela falta de suprimentos de oxigênio nos hospitais da região, que enfrentam superlotação de pacientes com Covid-19. A previsão é de piora na situação na capital da Califórnia devido às reuniões familiares nas festas de final de ano.

A presença da variante britânica B.1.1.1.7 no território dos EUA aumenta ainda mais a preocupação com um possível colapso do sistema de saúde em Los Angeles, que registra um total de 852.510 casos confirmados e 11.328 mortes em decorrência da Covid-19 desde o começo da pandemia.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.