‘Escapei da intubação por causa do Elmo’, diz empresário internado com Covid-19 no Ceará

Desenvolvido por pesquisadores cearenses e aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o capacete Elmo é um mecanismo de respiração artificial que pode diminuir em 60% a necessidade de intubação em pacientes com Covid-19 na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

elmo capacete covid-19
O capacete Elmo foi utilizado no tratamento do empresário Henrique Monteiro Sousa — Foto: Arquivo Pessoal

Um dos primeiros pacientes a usar o Elmo, o empresário Henrique Monteiro diz que o aparelho evitou sua intubação. Após contrair Covid-19, Monteiro passou 15 dias internado no hospital estadual São José, em Fortaleza, capital cearense. Cerca de 50% dos pulmões do empresário chegaram a ficar comprometidos, quando os médicos cogitaram a intubação.

“O médico chegou para minha mulher e, em três ocasiões, disse que era preferível intubar. Então, um fisioterapeuta, responsável pelo setor onde eu estava, disse: ‘vamos tentar o Elmo? A gente não tentou com ninguém ainda’. Escapei da intubação por causa do Elmo. Sensacional o equipamento”, relata Henrique Monteiro à TV Verdes Mares.

O Ceará enviou ao Amazonas 65 unidades do capacete Elmo, para auxiliar o estado que vive uma crise devido à falta de oxigênio para pacientes com Covid-19 grave. Junto com os aparelhos, foram enviados profissionais de saúde cearenses para capacitar os agentes de saúde do Amazonas a usar o Elmo. A ajuda foi bem recebida pelos profissionais amazonenses.

“Apesar de cansados, eles falaram que foi um ânimo a mais contar com o dispositivo. Eles conseguiram ver aplicabilidade no campo prático deles e receberam dicas de como e em quais pacientes vão poder aplicar”, contou à TV Mares a enfermeira Rebeca Bandeira, uma das enviadas ao Amazonas.

Como funciona o Elmo no tratamento de Covid-19

Ao contrário da intubação, o capacete Elmo usa um mecanismo de respiração não invasivo e pode ser usado em pacientes considerados de baixa e média complexidade.

O Elmo conta com três ramos: um de saída de oxigênio (inspiração), um de saída de gás carbônico (expiração) e o terceiro é usado para medicar ou alimentar o paciente durante o tratamento hospitalar.

O fluxo de oxigênio entra através de uma válvula que abastece uma jarra de umidificação de ar. Então, esse umidificador joga o fluxo de oxigênio para dentro do Elmo, passando por um filtro. Internamente, o capacete tem uma pressão positiva, induzindo o fluxo de ar para entro do paciente.

O ar expelido pelo paciente com gás carbônico contaminado também passa por filtragem ao sair pelo ramo de expiração, protegendo a equipe de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.