CoronaVac é eficaz contra as novas variantes do coronavírus em circulação no Brasil, diz Butantan

Em coletiva de imprensa nesta quarta (10), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que a CoronaVac é eficaz contra as novas variantes do coronavírus em circulação no Brasil.

A eficácia da vacina desenvolvida pela Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan foi testada em estudo preliminar feito em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

“Uma nova pesquisa comprova que a vacina do Butantan é eficaz contra as novas cepas do coronavírus. Essa é uma excepcional notícia. Essa pesquisa do Butantan feita em parceria com a USP comprovou que essa vacina é eficaz contra as três variantes do coronavírus em circulação no Brasil”, disse Doria aos jornalistas.

Não foram divulgados detalhes da pesquisa, mas o Instituto Butantan afirma que a CoronaVac cria anticorpos capazes de neutralizar as variantes britânica (B.1.1.7), brasileira (B.1.1.28) e sul-africana (B.1.351).

“Já sabíamos que os anticorpos da vacina do Butantan tinham eficácia contra variantes do Reino Unido e da África do Sul, e agora mostramos que têm eficácia contra variantes P1 e P2.”, afirmou Dimas Covas.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, explicou que as variantes P1 e P2 são derivadas da B.1.1.28 e hoje são as principais cepas em circulação no Brasil.

“Em Serrana, desde junho de 2020 nós fizemos um acompanhamento até hoje, e aí vimos que já em dezembro de 2020 apareceu já alguma coisa diferente em termos de mudança do vírus. Em dezembro apareceu a P.2 [derivada da cepa brasileira B.1.1.28], a primeira variante de importância. Em janeiro, essa variante P.2 já era a predominante. Agora, em janeiro e fevereiro, já passou a ser predominante a P.1, a mais agressiva. E isso pode estar acontecendo em outros municípios”, completou.

Butantan entregará milhões de doses da CoronaVac

Dimas Covas também disse que o Instituto Butantan entregará hoje ao Ministério da Saúde mais 1,2 milhão de doses da CoronaVac. “Na segunda, entregaremos 3,3 milhões. Em cinco dias serão 4,5 milhões”, afirmou. “Até o fim de março entregaremos 22,7 milhões doses.”

Para fabricar essas doses, o Instituto Butantan dobrou o quadro de funcionários que trabalham no envase do imunizante e está trabalhando 24h por dia. As doses estão sendo fabricadas com os 8 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) vindos da China na semana passada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.