Covid-19: Governadores cobram do governo federal mais leitos para ‘evitar colapso total’

Em carta assinada nesta quarta (10), 21 governadores pedem ao governo federal “apoio aos estados para a manutenção e ampliação de leitos” para tratar doentes com Covid-19.

Hoje, segundo dados da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgados na terça (9), 25 das 27 capitais brasileiras estão com taxa de ocupação de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento da Covid-19 acima de 80%.

Na carta intitulada “Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde”, os governadores dizem que o “coronavírus é hoje o maior adversário”, tornando urgente “evitar o total colapso dos sistemas hospitalares em todo o Brasil e melhorar o combate à pandemia”. “Só assim a nossa Pátria poderá encontrar um caminho de crescimento e de geração de empregos”, afirmam.

A carta inclui três pedidos ao governo federal e o principal deles é o apoio para ampliação de leitos, acrescentando que “haja uma integração de todos os sistemas hospitalares, a fim de usar ao máximo as disponibilidades existentes, a partir de planejamento e análise adiaria de cenários em cada unidade federada”.

Além de mais leitos, os governadores pedem “apoio a medidas preventivas, essenciais para conter o vírus. Dessa forma, as medidas preventivas protegem as famílias, salvam vidas e asseguram viabilidade aos sistemas hospitalares. Medidas como o uso de máscaras e desestímulo a aglomerações têm sido usadas com sucesso na imensa maioria de todos os continentes”.

A carta ainda solicita a “expansão da vacinação, com pluralidade de fornecedores, mais compras e busca de solidariedade internacional, em face da gravidade da crise brasileira”.

Taxa de ocupação de leitos de UTI é preocupante

A falta de leitos de UTI para Covid-19 é alarmante em 16 capitais, de acordo com a Fiocruz, onde ontem o percentual de ocupação superou 90%, sendo que algumas cidades já colapsaram e registram fila de espera por leitos, como Campo Grande (106%), Porto Alegre (102%) e Porto Velho (100%).

Outras capitais à beira do colapso são: Rio Branco (99%), Macapá (90%), Palmas (95%), São Luis (94%), Teresina (98%), Fortaleza (96%), Natal (96%), Rio de Janeiro (93%), Curitiba (96%), Florianópolis (97%), Cuiabá (96%), Goiânia (98%) e Brasília (97%).

Em São Paulo, cidade com mais leitos de UTI de todo o Brasil, a ocupação é de 82%. Somente duas capitais possuem índices de ocupação de UTIs abaixo de 80%: Belém (75%) e Maceió (73%).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.