Covid-19: Vândalos desligam energia e cidade do ES perde todas as doses da vacina CoronaVac

A cidade de Rio Bananal, no Espírito Santos, perdeu todas as 133 doses da vacina contra Covid-19 que tinha armazenada na sede de vacinação do município. De acordo com a prefeitura, o desligamento de energia que fez as doses estragarem foi causado pela ação de vândalos.

Todas as doses perdidas eram da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech e de responsabilidade do Instituto Butantan no Brasil. O imunizante deve ser armazenado entre 2°C e 8°C e seria aplicado em profissionais de saúde na segunda etapa da vacinação contra Covid-19 na cidade.

Desde 19 de janeiro, Rio Bananal, que conta com 19 mil habitantes, recebeu 479 doses de vacinas contra Covid-19. Ou seja, o número de doses perdidas representa cerca de 30% do total recebido pelo município localizado no norte do Espírito Santo.

Em vídeo divulgado pela prefeitura, a coordenadora de Imunização de Rio Bananal, Márcia Venturim, disse que recebeu um telefonema do servente do local por volta das 5h30 desta quinta (18) informando que a geladeira com as vacinas estava apitando e o prédio estava sem energia elétrica.

Medicamentos e testes de Covid-19 foram perdidos

Ao chegar ao local, Márcia encontrou os itens armazenados na geladeira já em estado de descongelamento. Além das vacinas contra Covid-19, foram perdidas doses de outros imunizantes.

“Estava cheia das vacinas, não só das vacinas de Covid-19, mas também todas as vacinas do município estavam sendo armazenadas aqui por segurança durante o feriadão e a temperatura dela já estava em 23 graus, totalmente estragado”, disse Márcia.

Medicamentos de alto custo e todos os testes de sangue para Covid-19 coletados entre quinta e sexta da última semana também foram perdidos. Segundo a prefeitura, um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil e o estado foi avisado sobre a situação.

A suspeita é de que o fornecimento de energia do prédio foi desligado no início desta semana ou até mesmo durante o final de semana. O município teve ponto facultativo de Carnaval entre segunda (15) e quarta (17).

A sede de vacinação de Rio Bananal não conta com geradores de energia, o que teria evitado a perda das vacinas contra Covid-19. Na cidade, apenas o Hospital e Maternidade Alfredo Pinto Sant’Ana conta com geradores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.