Covid-19: São Paulo terá vacinação drive-thru para idosos

Para facilitar a vacinação de idosos contra Covid-19, a cidade de São Paulo terá um sistema de drive-thru a partir do dia 08 de fevereiro, data que marca o início da imunização de maiores de 90 anos na capital do estado. A informação foi dada pelo governador João Doria em coletiva de imprensa na tarde desta quarta (03) no Palácio dos Bandeirantes.

A vacinação dos idosos contra Covid-19 será feita nas 468 UBS (Unidades Básicas de Saúde) espalhadas pela cidade, em quatro Centro Escola e em cinco pontos de drive-thru, onde as pessoas poderão receber a vacina sem sair do carro. Os idosos que não tiverem condições de se dirigir aos postos de vacinação serão atendidos em suas casas.

A expectativa da Prefeitura de São Paulo é vacinar 32.837 idosos durante essa primeira fase. A partir do dia 15 será a vez dos maiores de 85 anos serem imunizados. Para evitar atrasos e aglomerações nos postos de vacinação, os idosos devem fazer um pré-cadastro na plataforma Vacina Já.

“Esse pré-cadastro agiliza o atendimento e evita aglomerações. Leva um minuto para ser feito. Não é obrigatório, mas ajuda a diminuir fila e espera para esse grupo etário”, disse Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização de Imunização de São Paulo.

Regina ainda disse que cabe a cada município do estado definir se a vacinação será em postos, com sistema drive-thru ou em casa.”Cada município tem capacidade de olhar para o seu território e fazer sua estratégia.”

Horários e locais de vacinação em São Paulo

O horário de vacinação contra Covid-19 nas UBS será de segunda a sexta, das 7h às 19h. Assim como as UBS, os pontos de drive-thru funcionarão somente nos dias úteis, das 8h às 17h.

Os cinco pontos drive-trhu serão montados nos seguintes locais:

  • Praça Charles Miller (Estádio do Pacaembu)
  • Estádio Neo Química Arena (Corinthians)
  • Autódromo de Interlagos (Rua Jacinto Júlio – Portão EHN)
  • Anhembi (Entrada Rua Olavo Fontoura – Portão 38)
  • Igreja Boas Novas (Rua Marechal Malet, 611 – Vila Prudente)

Novas doses da CoronaVac

Segundo o governador de São Paulo, 5,4 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para fabricação de mais doses da CoronaVac devem chegar hoje da China ao Brasil. Com essa matéria-prima, o Instituto Butantan, responsável pela vacina no Brasil, entregará 8,6 milhões de doses a partir de 23 de fevereiro.

Outro lote é aguardado para chegar até o dia 10. Nessa segunda carga serão enviados 5,6 mil litros de IFA, com os quais o Butantan pode envasar 8,7 milhões de doses em até 20 dias. No total, somando ambos os lotes, 17,3 milhões de novas doses da CoronaVac serão disponibilizadas pelo Butantan.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.