Covid-19: Moscou vacina até turistas e dá sorvete de brinde

Em Moscou, capital da Rússia, a vacinação em massa contra Covid-19 já começou e até turistas podem tomar uma dose da Sputnik V no posto montado na Praça Vermelha, que dá um sorvete de brinde aos recém imunizados.

A Sputnik V está disponível em Moscou desde o dia 18 de janeiro sem a necessidade de marcar horário ou pertencer a um grupo de risco. Segundo o prefeito Sergey Sobyanin, desde então, 400 mil pessoas foram imunizadas na capital russa, cuja população é de 12 milhões de pessoas.

No total, cerca de 100 hospitais de Moscou participam da campanha de vacinação contra Covid-19. Shoppings centers, estabelecimentos comerciais e até uma casa de ópera foram transformadas em pontos de vacinação. O jornal Deutsche Welle conversou com funcionários e pessoas que faziam fila para tomar uma dose da Sputnik V na loja de departamentos GUM.

De acordo com voluntários e funcionários que trabalham na vacinação na GUM, a estimativa é que um terço dos imunizados no local sejam estrangeiros. “Eu nem sabia que havia tantos estrangeiros vivendo em Moscou”, diz Sofia Markova, enquanto distribui sorvete aos vacinados.

“Uma das formas de sair da situação em que nos encontramos é através de pessoas sendo vacinadas. Então, se você tem a oportunidade de obter a vacina, por que não ir em frente?”, disse o britânico George Tewson na fila para ser vacinado, após superar dúvidas iniciais sobre a Sputnik V. “Isso é para meu benefício pessoal. Se eles querem politizar as coisas… bem, é por isso que políticos são políticos”.

Eficácia da vacina Sputnik V e interesse do Brasil

De acordo com resultados preliminares publicados na revista “The Lancet” no dia 02 de feveiro, a eficácia da vacina Sputnik V contra Covid-19 é de 91,6%. O imunizante desenvolvido pelo instituto russo Gamaleya ainda registrou 100% de proteção contra casos moderados e graves da doença.

Assim como as demais vacinas já disponíveis para combater a pandemia de Covid-19, a Sputnik V funciona com duas doses. O intervalo entre as doses deve ser de 21 dias, segundo a fabricante. Ainda não é possível saber qual a duração da proteção conferida pela Sputnik V, pois os resultados foram publicados 48 dias após a primeira dose.

O governo brasileiro manifestou interesse em comprar 10 milhões de doses da Sputnik V e, caso o negócio seja fechado, a entrega deve ocorrer entre fevereiro e março.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.