Covid-19: Índia libera exportação da vacina de Oxford para o Brasil

A Índia liberou nesta quinta (21) a exportação da vacina de Oxford contra Covid-19 ao Brasil, informou o secretário de Relações Exteriores do país, Harsh Vardhan Shringla, à agência de notícias Reuters. As primeiras remessas serão enviadas amanha (22).

O Brasil aguarda o envio de 2 milhões de doses da vacina de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca e encomendada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) ao Instituto Serum, responsável pela fabricação do imunizante na Índia.

A entrega estava prevista para o último final de semana, quando o Brasil chegou a mandar um avião para buscar as doses, mas o governo indiano barrou o envio sob justificativa que o país ainda não tinha começado a campanha local de vacinação contra Covid-19, iniciada também no último final de semana.

Durante a semana, a Índia chegou a anunciar a exportação de vacinas a países vizinhos, como Bangladesh, Ilhas Maldivas e Butão, entre outros, mas não fez qualquer menção ao Brasil.

“Seguindo essa visão, respondemos positivamente aos pedidos de fornecimento de vacinas manufaturadas indianas de países de todo o mundo, começando pelos nossos vizinhos”, disse Harsh Vardhan.

Nesta quinta (21), o secretário incluiu o Brasil na lista de países que firmaram acordo com a Índia para o recebimento de vacinas contra Covid-19.

“O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã, começando pelo Brasil e Marrocos, seguidos pela África do Sul e Arábia Saudita”, disse ele.

Brasil precisa de doses de vacinas contra Covid-19

Assim como CoronaVac, já usada no Plano Nacional de Imunização contra Covid-19, a vacina de Oxford teve o uso emergencial autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no domingo (17). Dessa forma, as doses vindas da Índia podem integrar a campanha de vacinação, iniciada nesta semana no Brasil.

No total, até o momento, o país conta com 6 milhões de doses da CoronaVac para imunizar cerca de 14,8 milhões de brasileiros do grupo prioritário. Tanto a CoronaVac quanto a vacina de Oxford precisam de duas doses para atingir seu potencial máximo de imunização. Por isso, são necessárias cerca de 29,6 milhões de doses para cumprir a primeira etapa do Plano Nacional de Imunização contra Covid-19.

Além das 2 milhões de doses aguardadas da Índia, o Brasil pode contar com mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac, caso a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) atenda o novo pedido do Instituto Butantan para usar as doses do imunizante que foram envasadas em território nacional. O primeiro pedido, acatado dia 17 de janeiro, foi para 6 milhões de doses prontas importadas da China.

A vacina de Oxford, no Brasil, é de responsabilidade da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que tem capacidade para produzir 210 milhões de doses ao longo do ano, começando em março.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.