Covid-19 em SP: Doze cidades da região de Rio Preto entram em lockdown a partir desta quarta

Por conta da alta taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que beira os 100% devido ao avanço da Covid-19 no interior de São Paulo, doze cidades da região de Rio Preto, no noroeste paulista, anunciaram lockdown a partir desta quarta-feira (18). As informações são do Estadão.

Além de São José do Rio Preto, que registrou 29 mortes e 991 casos de Covid-19 nas últimas 24h, o lockdown será adotado pelos municípios de Ibirá, Nova Aliança, Nova Granada, Palestina, Mira Estrela, Icém, Guapiaçu, Monte Aprazível, Jales, Bady Bassitt e Sales.

Além do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), que coordenou a reunião virtual, prefeitos de outras 47 cidades participaram da videoconferência. A expectativa é que mais municípios do interior de São Paulo possam aderir ao lockdown nos próximos dias.

Segundo Edinho, o decreto de lockdown em Rio Preto servirá de base para os demais municípios da região. As medidas mais severas serão impostas entre os dias 17 e 21 de março. Após o período, está prevista flexibilização gradativa dos serviços que podem funcionar.

Covid-19 causa colapso na Saúde na região de Rio Preto

A decisão de restringir a quarentena em São José do Rio Preto foi tomada após o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, em reunião emergencial no domingo (14), apontar que essa seria a “única possibilidade” de conter o avanço da Covid-19 na região.

“Estamos vivendo o pior momento da pandemia, com o sistema de saúde à beira de um colapso, e num momento em que faltam até insumos no mercado para a abertura de novos leitos”, disse Edinho Araújo.

Os técnicos do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus apontaram a Edinho que seria necessário ampliar o lockdown aos demais municípios da região, para que a ação tenha o efeito desejado. Por tal motivo, foi convocado o encontro virtual entre os prefeitos.

O diretor do Hospital de Base, Jorge Fares, informou aos prefeitos que a taxa de ocupação de leitos de UTI atingiu os 100% e defendeu as medidas restritivas como única forma de combater a pandemia de Covid-19.

“O HB atende a 102 municípios da região e não tem como receber mais pacientes graves”, afirmou Fares.

No total, Rio Preto registrou 51.631 infectados e 1.232 óbitos desde o começo da pandemia de Covid-19.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.