Covid-19: ‘É preciso fechar o Brasil para o país não colapsar’, diz neurocientista ao defender lockdown

O neurocientista e professor, Miguel Nicodelis, disse que o Brasil precisa de um lockdown nacional de 15 dias para combater o avanço do coronavírus durante o pior momento do país na pandemia de Covid-19.

A declaração foi dada em entrevista ao programa Encontro, da TV Globo, nesta quinta (11), um dia após o Brasil registrar recorde com 2.349 mortes por Covid-19.

De acordo com Miguel Nicodelis, baseado em estudos e modelos matemáticos, o país chegará a contabilizar mais de 3 mil óbitos diários por Covid-19 se medidas restritivas não forem aplicadas nacionalmente.

“É preciso fechar o Brasil para o Brasil não colapsar.”, afirmou Nicodelis ao defender que apenas um lockdown nacional pode melhorar a situação e diminuir os números de novos casos e mortes por Covid-19.

“Estamos falando de uma guerra de extermínio. Aumentar o número de leitos já não adianta. A única saída é decretar um lockdown nacional pelas próximas três semanas. Isso é apoiado pela comunidade internacional científica. A velocidade de crescimento do vírus é exponencialmente mais veloz que a capacidade de criar, equipar e por gente no leito de UTI. Não tem como combater isso criando mais vagas nos hospitais. É preciso decretar lockdown de pelo menos 21 dias e pagar um auxílio financeiro para que as pessoas fiquem em casa”, disse o neurocientista.

Segundo Nicodelis, falta vontade política para aplicar o lockdown, que seria uma medida impopular sob a ótica dos governantes.

Araraquara é um exemplo claro de que a medida do fechamento funciona, é uma luz no fim do túnel. Precisamos de gestores que tenham coragem e determinação.”, afirmou Nicodelis.

Mais medidas e vacinação contra Covid-19

Além do lockdown nacional, Miguel Nicodelis afirma que são necessárias mais medidas para enfrentar a pandemia e achatar a curva de casos e óbitos por Covid-19.

“Criar uma comissão de salvação nacional reunindo a sociedade civil, STF, Congresso, cientistas, governadores e prefeitos para manejar a pandemia da forma adequada, e aumentar em 10 vezes a vacinação, alcançando, pelo menos, 2 milhões de pessoas por dia para que em 90 a 120 dias saiamos da fase mais crítica.”

No total, a pandemia já tirou a vida de 270.656 brasileiros e o número de casos positivos desde março de 2020 é de 11.202.305.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.