CoronaVac tem eficácia de 78%, segundo Governo de SP

Nesta quinta (07), o Instituto Butantan e o Governo de São Paulo anunciaram que os resultados dos testes de fase 3 da CoronaVac atingiram 78% de eficácia. A vacina ainda obteve 100% de eficácia na prevenção contra mortes, Covid-19 grave e internações nos voluntários contaminados. Com isso, foi iniciado o pedido de uso emergencial à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os resultados dos testes de eficácia da CoronaVac, que contou com mais de 13 mil voluntários, foram apresentados na sede do Instituto Butantan em coletiva com a presença do governador João Doria e de Dimas Covas, presidente do instituto.

“A vacina do Instituto Butantan tem eficácia de 78% a 100% contra covid-19, apontam estudos no Brasil. Esse resultado significa que a vacina tem elevado grau de eficiência e eficácia para proteger a vida dos brasileiros. As pessoas vacinadas terão entre 78% a 100% chances a menos de desenvolver a covid-19”, disse Doria.

Como os resultados de eficácia superam os 50% exigidos pela Anvisa, a expectativa do Governo de São Paulo é que a aprovação saia nos próximos dias. Dessa forma, a data de início do Plano Estadual de Imunização permanece a mesma: 25 de janeiro.

Pedido de uso da CoronaVac à Anvisa

Em nota, a Anvisa declarou que ainda não recebeu o pedido de uso emergencial da CoronaVac.
“A reunião de pré submissão é uma estratégia que segue a prática de outras autoridades regulatórias do mundo. Esta reunião é feita antes do envio de pedido formal de qualquer laboratório para dar conhecimento prévio do projeto de vacina e otimizar os direcionamentos técnicos e legais. A análise formal da Anvisa começa a partir da chegada do processo com informações globais sobre a vacina”, disse a agência.

Por enquanto, segundo Dimas Covas, apenas o pedido emergencial foi iniciado na manhã desta quinta (07), devendo ser finalizado até sexta (08).

“O processo de submissão do uso emergencial prevê um rito que seja feito uma reunião inicial. Reunião inicial foi feita hoje às 10h. A Anvisa recebeu informações e já marcou uma segunda reunião no final do dia de hoje. No final do dia de hoje teremos mais uma reunião e esperamos poder formalmente iniciar esse pedido de tramitação após essa reunião no dia de hoje ou no máximo até amanhã”, afirmou.

Já o pedido de uso definitivo será feito futuramente pela Sinovac Biotech, o laboratório chinês responsável pela vacina.

“O pedido de registro da vacina será feito pela Sinovac. A Sinovac recolhe os dados dos estudos da vacina e é ela que submete o pedido oficialmente lá, na NMPA, que é a Anvisa chinesa, e imediatamente o mesmo pedido se estende ao Brasil e a outros países.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.