Covid-19: Portugal suspende voos com o Brasil para evitar nova variante do coronavírus

Nesta quarta (27), Portugal anunciou a suspensão de voos entre o país e o Brasil entre 29 de janeiro e 14 de fevereiro por causa da pandemia de Covid-19. Segundo o Ministério do Interior português a medida foi tomada devido ao agravamento da pandemia no mundo e a detecção de novas variantes do coronavírus em território brasileiro.

Voos de repatriação e humanitários são exceções à nova medida. No entanto, até mesmo os passageiros de tais voos precisam apresentar exame PCR com resultado negativo para Covid-19 feito até 72h antes do embarque. Além disso, ao chegar em Portugal, os passageiros devem ficar em isolamento por 14 dias.

De acordo com o Ministério do Interior, podem embarcar em voos humanitários a Portugal os cidadãos da União Europeia e de países do Espaço de Schengen (grupo de 26 países europeus, sendo que alguns deles não são da União Europeia), desde que sigam os requerimentos para entrar no país.

As regras para voos vindos do Brasil são iguais as já aplicadas a voos entre o Reino Unido e Portugal, que hoje vive alguns de seus piores dias desde o começo da pandemia.

No total, Portugal, com 10 milhões de habitantes, registrou cerca de 669 mil casos positivos e 11.305 mortes por Covid-19. Na média móvel de sete dias, no momento, o país é o que registra mais novos casos e mortes por milhão de habitantes em todo o mundo, segundo levantamento do projeto Our World In Data, da Universidade de Oxford.

Para tentar controlar o avanço do coronavírus, o Parlamento português deve aprovar a prorrogação do estado de emergência por mais 15 dias e todas as medidas de confinamento devem ser estendidas.

Outros países também restringiram voos com o Brasil

A partir do dia 14 de janeiro, o Reino Unido passou a barrar a entrada de viajantes de Brasil, Portugal e mais 14 países para tentar minimizar o impacto da nova variante do coronavírus encontrada na região.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, chegou a afirmar que o Reino Unido estava tentando se proteger da variante do Amazonas, que já domina o estado brasileiro e pode estar relacionada a um maior número de casos e mortes por Covid-19.

Além do Reino Unido, os Estados Unidos também barram a entrada de brasileiros por conta da nova variante. Após o ex-presidente Donald Trump anunciar, dia 18 de janeiro, que iria suspender as restrições de voos com o Brasil, o presidente eleito John Biden prontamente reverteu a decisão, mantendo as restrições.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.