China libera insumos para mais 8,7 milhões de doses da CoronaVac, diz governo de São Paulo

A China liberou 5,6 mil litros de insumos para fabricação de mais 8,7 milhões de doses da CoronaVac, segundo anúncio do governador de São Paulo, João Doria. A matéria-prima deve chegar dia 10 de fevereiro ao Instituto Butantan, responsável pela vacina da Sinovac Biotech no Brasil. Antes, na quarta (03), devem chegar 5,4 mil litros de insumo que serão usados para fabricar 8,6 milhões de doses em até 20 dias.

Segundo o governo de São Paulo, o primeiro lote de insumos aguardado para esta quarta (03) está programado para chegar às 23h30 no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Levando em conta o primeiro e o segundo lotes, o Butantan conseguirá envasar cerca de 600 mil doses da CoronaVac por dia a partir de 25 de fevereiro.

“Na quarta-feira teremos a chegada dos 5,4 mil litros. Chegarão em Viracopos e permitirão a produção de 8,6 milhões de doses. que começarão a ser distribuídas ao ministério a partir do dia 25 de fevereiro. Essa notícia se complementa com a autorização. na manhã de hoje. para o embarque de mais 5,6 mil litros que deverão chegar na próxima semana, e também darão origem a 8,7 milhões de doses. Isso nos permite prover, a partir do dia 25 de fevereiro, liberando em torno de 600 mil doses por dia até atingir o total de 17,3 milhões de doses em março”, disse Dimas Covas, diretor-presidente do Instituto Butantan.

Pedido adicional de insumos da CoronaVac

Dimas também disse que um pedido adicional de 8 mil litros de insumos está em negociação. Com o eventual terceiro lote de matéria-prima, o Butantan seria capaz de chegar a 46 milhões de doses da CoronaVac, o que corresponde ao número de doses já vendidas ao governo federal para integrar o Plano Nacional de Imunização contra Covid-19.

“É importante mencionar que temos um pedido adicional em andamento de 8 mil litros de matéria prima, além do que foi autorizado hoje. A produção com esse quantitativo de matéria prima prosseguirá muito rapidamente até a integralização de 46 milhões”, calculou o diretor.

Dessa forma, até abril o Butantan espera receber matéria-prima suficiente para envasar 40 milhões de doses da CoronaVac no Brasil — as 6 milhões de doses já em uso foram importadas prontas da China.

A expectativa é que, além das 46 milhões de doses já negociadas, o governo federal exerça opção de compra das 54 milhões de doses da CoronaVac previstas em contrato.

“Na sequência, vamos tratar dos 54 milhões que devemos já ter um cronograma nessa semana, assim que consigamos assinar o contrato do Ministério da Saúde. Isso vai nos permitir chegar ao total de 100 milhões de doses, e a nossa programação é que possamos entregar essas doses até julho/agosto deste ano”, disse Dimas Covas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.