Avanço da Covid-19 no Brasil ameaça o mundo inteiro, dizem cientistas

Em reportagens publicadas na quarta (03) nos jornais The Guardian, do Reino Unido, e The New York Times, dos EUA, cientistas afirmaram que o avanço da Covid-19 no Brasil ameaça o mundo inteiro, sobretudo pelo risco de gerar novas variantes do coronavírus ainda mais transmissíveis e letais.

O Brasil vive os piores dias da pandemia de Covid-19, registrando novos recordes de mortes diariamente e altas taxas de ocupação de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em praticamente todos os estados do país.

O neurocientista da Universidade de Duke (EUA), Miguel Nicolelis, em reportagem do The Guardian, disse que a comunidade internacional precisa cobrar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela ineficácia em conter o avanço da Covid-19, que já matou mais de 257 mil pessoas no Brasil desde março de 2020.

“De que adianta resolver a pandemia na Europa ou nos EUA, se o Brasil continua a ser um terreno fértil para esse vírus? Se você permitir que o vírus seja transmitido nos níveis em que está se proliferando aqui, você abre a porta para a ocorrência de novas mutações e o aparecimento de variantes ainda mais letais”, afirmou ao jornal britânico.

A alta circulação do vírus no Brasil levou ao surgimento da variante P.1 do coronavírus. Ela foi encontrada em Manaus, no Amazonas, pela primeira vez em janeiro de 2021 e tudo indica que seja uma das causas para o colapso do sistema de saúde na região no começo do ano.

Bolsonaro é inimigo global n° 1 na pandemia de Covid-19

Nicodelis fez duras críticas sobre a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na pandemia de Covid-19. Segundo o neurocientista, ao sabotar medidas sanitárias, como uso de máscaras e distanciamento social, e promover o uso de medicamentos sem eficácia contra Covid-19, o presidente se se tornou “o inimigo público global número 1 da pandemia“.

“As políticas que ele não está colocando em prática colocam em risco o combate à pandemia em todo o planeta”, afirmou Nicodelis ao The Guardian.

Ester Sabino, pesquisadora de doenças infecciosas da USP que estuda a variante P.1, em reportagem do New York Times disse que outros países precisam ficar atentos ao que ocorre no Brasil, pois hoje o país representa uma ameaça ao controle da pandemia de Covid-19 no mundo todo.

“Você pode vacinar toda a sua população e controlar o problema apenas por um curto período se, em outro lugar do mundo, aparecer uma nova variante. Ela chegará em seu país um dia”, disse a pesquisadora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.