Covid-19: São Paulo confirma 25 casos da variante brasileira do coronavírus

Após revisão nos registros de contaminação por Covid-19 em São Paulo, 25 casos da variante brasileira do coronavírus foram encontrados no estado.

Desses casos, 16 são de pessoas que não viajaram ao Amazonas ou tiveram contato com quem viajou à região. A informação foi dada nesta segunda (15) pelo secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, ao programa Bom Dia São Paulo, da TV Globo.

“Nós temos, já na cidade de São Paulo, no município de São Paulo, uma pessoa. Nós tivemos na região de Araraquara 12 [casos], e na região de Jaú, três [casos]. Portanto, são 16 casos autóctones”, afirmou Gorinchteyn.

A revisão nos registros de infecções pelo coronavírus realizada entre a noite de domingo (14) e a manhã de segunda (15) afastou a possibilidade de circulação da variante do Reino Unido no estado de São Paulo.

“Agora pela manhã, por coincidência, a pesquisadora Ester Sabino [da USP] nos comunicou que das três cepas que haviam sido colocadas como cepas britânicas, elas foram resequenciadas e afastou-se a possibilidade da cepa britânica. Porém, se aumentou as estatísticas. Nós tínhamos oito casos em Araraquara para a cepa P1, que era do Amazonas, e elas passaram a consagrar como 12 cepas. Portanto, mais quatro cepas da P1”, disse Jean.

Araraquara decreta lockdown após variante brasileira

Em entrevista concedida à Globo News antes da revisão dos dados, Jean Gorinchteyn havia dito que três casos da variante britânica tinham sido registrados em Araraquara (SP). No entanto, após análise, os casos eram da variante brasileira (P1) encontrada no Amazonas.

“Felizmente essa mostra britânica não está circulante, mas ao invés de oito casos que haviam sido documentados para Araraquara, se passou para 12 casos da variante P1. Isso últimos dados que foram estratificados agora de manhã”, disse o secretário.

Para conter a transmissão do coronavírus na cidade, a Prefeitura de Araraquara decretou lockdown por 15 dias. Com isso, o município, que já estava na fase vermelha do plano de flexibilização econômica, agora restringe ao máximo a circulação de pessoas.

Além dos 12 casos de Araraquara, a variante brasileira do coronavírus foi encontrada na capital paulista (10 casos) e em Jaú (3 casos). Caso necessário, outras cidades do estado também podem adotar medidas mais restritivas.

“Nós continuaremos seguindo os índices da saúde. Todos os dias avaliamos o número de casos, número de internações de Unidades de Terapia Intensiva e número de óbitos. Se qualquer região mostrar uma velocidade de ascensão dos números, serão tomadas pontualmente medidas locais que façam realmente uma contenção da circulação do vírus”, disse Jean.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.