Falta exatamente uma semana para a estreia do Brasil na Copa do Mundo, e muitos trabalhadores já querem se programar para assistir a partida da Seleção Brasileira no Mundial do Catar. Mas, afinal, o trabalho não vai atrapalhar? De acordo com a tabela oficial, o Brasil estreia na próxima quinta-feira (24), às 16h.
Em regra geral, não existe uma lei que obrigue os empregadores a liberarem os seus funcionários para que eles possam ver os jogos. Assim, é importante conversar com o seu chefe para entender se ele vai oferecer esta liberdade ou não. Até aqui, as prefeituras de algumas capitais já deram respostas sobre o assunto.
Abaixo, separamos a lista de capitais que até este momento já decidiram que oferecerão ponto facultativo ou meio expediente nos dias dos jogos do Brasil aos seus servidores públicos. Veja a lista.
Outras capitais ainda não anunciaram oficialmente se oferecerão o sistema de folga nos dias dos jogos da Seleção na Copa do Catar. Note, no entanto, que elas podem fazer os anúncios ainda nos próximos dias.
Como dito, não há uma regra geral que indique o que o trabalhador pode ou não pode fazer durante uma Copa do Mundo. Para saber se você pode ir vestido com a camisa da Seleção ao trabalho, o melhor a se fazer é basicamente perguntar ao seu chefe.
Em regra geral, o uso da camisa do Brasil é permitido em ambientes de trabalho que não são tão formais. Por outro, quem trabalha em um escritório formal, certamente não vai poder trabalhar apenas com a camisa canarinho.
O mesmo vale para o uso de bebidas alcoólicas. Nesse sentido, caso a sua empresa permita o consumo de álcool durante os jogos da Seleção, não há nenhum impedimento. Mas é importante lembrar que mesmo em um momento de lazer, você ainda está dentro de um ambiente de trabalho. Desta forma, é importante não abusar da bebida.
Segundo a tabela oficial de jogos, o Brasil estreia na Copa do Mundo do Catar na próxima quinta-feira (26), às 16h. O jogo de abertura da caminhada da Seleção é contra a Sérvia.
Logo depois, o time de Tite enfrenta a Suíça na segunda-feira (28), às 13h. Assim, o Brasil fecha a sua caminhada na primeira fase da Copa do Mundo jogando contra a seleção de Camarões na sexta-feira (2/12).
Em suma, todos os jogos do Brasil na primeira fase acontecem em dias úteis, ou seja, dias em que a maioria dos trabalhadores estariam normalmente em seus trabalhos.