Empreendedorismo

Controle do Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico exige controle e acompanhando, por isso, é importante uma análise holística. Entenda melhor!

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um assunto muito difundido na atualidade, já que para manter tanto a continuidade da empresa quanto ao alcance de seus objetivos, a gestão não deve tomar decisões de maneira desordenada, é necessário planejar.

Para tal, determina-se objetivos, regras, políticas internas, metas e são planejadas ações, investimentos e todos os recursos necessários para que os objetivos definidos sejam alcançados.

Porém esse processo deve ser constantemente acompanhado, pois o mercado é muito volátil,  podendo ser necessários alguns ajustes que podem modificar o que foi decido inicialmente.

Controle do planejamento e identificação de falhas

O acompanhamento do planejamento estratégico se dá pela comparação entre a situação real e a idealizada.

Dessa maneira, é possível identificar possíveis falhas, erros ou desvios que ocorreram ao longo do caminho e ajustar o planejamento em si ou suas partes.

Por exemplo, caso tenha ocorrido alguma falha por falta de comunicação entre os departamentos ou algum investimento que não tenha dado o retorno esperado, é possível ajustar essas partes separadamente.

Diante de uma possível mudança no cenário econômico local ou mundial, é possível rever todo o planejamento estratégico.

Controle do planejamento estratégico na prática

Após a definição do planejamento estratégico, a gestão da empresa definirá junto aos líderes de cada departamento quais são suas respectivas metas, que passarão aos seus subordinados quais são suas respectivas tarefas.

Dessa forma, cada funcionário de cada área repassará as informações que lhe couberem no tempo em que foi definido no planejamento estratégico, que pode ser mensal, trimestral ou semestral, por exemplo.

Assim sendo, tanto a diretoria como os gestores de cada departamento farão reuniões nos prazos determinados para que os resultados sejam comparados com o que foi inicialmente planejado. Assim, avaliando e controlando os resultados que a organização está obtendo no decorrer do processo, bem como, desenvolvendo ações corretivas que se façam necessárias.