A população de baixa renda é mais impactada com a mudança de preços nas contas de luz vencidas. Uma decisão da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pode deixar as faturas mais baratas e aliviar o bolso destes consumidores. Todos os responsáveis pela medida concordaram com a alteração.
A agência decidiu alterar a correção de contas vencidas do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Nos últimos 12 meses a variação do primeiro foi de 31,1% enquanto do segundo foi de 6,1%.
Com isso, as contas de luz vencidas devem ficar mais baratas a partir de 1º julho. Todas as faturas emitidas após está data já devem contar com está alteração. O atraso na conta de luz pode também ter outros valores a mais como juros e multa.
Entenda o que é inflação e o que ela impacta na sua vida.
A iniciativa ainda foi defendida pelo fato do IPCA se apresentar como um índice “mais estável” em comparação ao IGP-M, de acordo com o diretor Sandoval de Araújo Feitosa, relator do processo. Tal motivo fez a alteração nas contas de luz vencidas.
Feitosa ainda declarou que os juros estavam “totalmente destoantes” anteriormente.
Veja o que ele disse sobre a medida: “Ajuda a amparar os consumidores que não tiveram condições de se manter adimplentes, protegendo-os de taxa de juros completamente destoantes da realidade econômica neste momento de pandemia”, declarou o diretor.
Não é a primeira vez que o IGP-M é colocado de lado. Até o próprio setor de aluguel já vem adotando medida similar. Veja aqui.
Para te ajudar ainda mais com a economia na conta de luz, nós separamos 10 dicas.