Economia

Contas bancárias podem ser CANCELADAS por causa de CPF IRREGULAR?

Certas contas bancárias infelizmente estão tendo o cancelamento executado devido a CPF irregular.  O Cadastro de Pessoa Física do cidadão estando desconforme, diversas sanções acabam sendo aplicadas. Entre elas tem o cancelamento das contas bancárias, segundo regulamentação de 2019 do BC (Banco Central). Entenda o que acontece na matéria desta segunda-feira (12) do Notícias Concursos.

CPF irregular pode levar a cancelamento de conta em banco

O CPF irregular acontece em certas situações. A exemplo é quando se esquece de entregar a declaração de Imposto de Renda. Quando o CPF é roubado, mas o titular por seus motivos não regulariza tal situação, também pode constar pendência. Há ainda caso de inadimplência afetando o cadastro.

Como regularizar

De forma geral, a regularização desse documento tem que ser feita na Receita Federal. Também se pode  baixar o app CPF Digital a fim de realizar consultas, bem como tirar dúvidas.

Caso o problema se relacione ao Imposto de Renda, deve-se consultar o e-CAC. O código do acesso se obtém no mesmo site ou no app “Meu Imposto de Renda”.

Contudo, o problema corre o risco de ser falta de informação ou dado incorreto. Neste caso, é preciso preencher o formulário no endereço eletrônico da Receita.

Inadimplência

CPF irregular: banco pode desativar sua conta? Entenda melhor o caso – Foto: Canva Pro

Mesmo sendo menos frequente, as contas bancárias podem enfrentar problemas nos casos de inadimplência. Assim, os bancos limitam transações, cancelam cartões, retiram limites, bem como outros serviços que são prestados.

Nos dois últimos anos, o Banco Central constatou que tinham mais de 100 milhões de cartões no Brasil. A tal número some um alto índice ligado à  inadimplência, pandemia e desemprego. É possível imaginar que parte de todos os consumidores encontra muita dificuldade em manter todas as contas pagas em dia.

Aproximadamente 67% de toda a população encontra-se em estado de pendência financeira. Má utilização do cartão é um vilão. Ele é o responsável por 80% das pessoas endividadas.

De forma geral, para evitar certos transtornos, sempre fique atento aos dados do pagamento. De igual modo, confira informações entregues junto à Receita para não ter o CPF irregular.