Conforme informações oficiais, o gov.br é a plataforma do governo federal de que tratam a Lei nº 14.129/2021 e o Decreto nº 10.543/2020. Além da criação do login único, há o portal gov.br, que reúne, em um só lugar, serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo.
O Banco Central do Brasil poderá ser acessado através da conta gov.br, a partir de 28 de junho. No entanto, esse acesso se refere inicialmente ao campo “Fale Conosco”.
A conta gov.br já possui mais de 100 milhões de cadastros, e sua gestão é feita pelo Ministério da Economia com o apoio tecnológico do Serpro.
Já estão integrados à Conta gov.br o e-CAC da Receita Federal, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação digital, o saque do Abono Salarial e a prova de vida do INSS.
A integração de sistemas à Conta Gov.br faz parte do Plano de Transformação Digital, pactuado pelo BCB com o Ministério da Economia e a Casa Civil, e do Projeto Cidadania Digital, conforme informações do BCB (Banco Central do Brasil).
Além disso, outro sistema que também poderá ser acessado com a Conta gov.br é o próprio Registrato. Será mais uma opção de acesso ao cidadão para consultar suas informações de contas e outros relacionamentos, empréstimos e chaves Pix, por exemplo.
No entanto, a mudança no Registrato acontece a partir do dia 30 de junho. Será mantida a opção de acesso via login Registrato, garantindo ao cidadão a opção de escolha.
Ainda conforme informações do BC, o Registro de Capitais Estrangeiros no país, que hoje depende de credenciamento no Sisbacen ou Registrato, o Sistema de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) e o Censo de Capitais Estrangeiros, que possuem login próprio, também estarão disponíveis pela conta única a partir de 30 de junho.
Já o Protocolo Digital, que permite o envio de documentos ao Banco Central de forma totalmente digital, foi integrado à Conta gov.br desde o 1° semestre de 2020. Esse sistema também pode ser acessado pelo login Registrato ou Sisbacen.
O gov.br concentrou todas as páginas institucionais da administração federal, oferecendo ao cidadão um canal principal de relacionamento com os órgãos federais. Caso ainda não tenha uma Conta gov.br, clique aqui para criá-la, pois e importante, já que se refere a uma centralização de informações.