Até dezembro de 2020, as contas de luz do Brasil ficarão com bandeira tarifária verde. Ou seja, até o fim do ano, as contas de energia serão cobradas sem custo adicional. A decisão foi feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e divulgada esta semana.
Os custos da energia aumentam quando saem da bandeira tarifária verde e vai para amarelo ou vermelho. Esse aumento acontece de acordo com a oferta de geração no sistema. A alteração temporária foi oficializada segunda-feira, 1º de junho, a publicada no Diário Oficial da União.
Essa medida foi formalizada após o governo aprovar pacote de medidas para auxiliar o fundo de distribuidoras de energia. Essas empresas têm sofrido com queda de demanda, além de maior inadimplência do consumidor durante a pandemia do novo coronavírus.
Esse apoio significa empréstimos de até R$ 16 bilhões feito por grupo de bancos, com liderança do BNDES. Parte desses custos podem ser repassados para as tarifas dos consumidores a partir do ano que vem em diante.
Os custos que, em geral, têm a cobertura quando são arrecadadas cobranças de bandeiras tarifárias amarelas e vermelhas serão custeadas por empréstimos bancários ao setor de energia.