A conta de luz na pandemia poderá ficar mais cara. Isso porque a bandeira tarifária vermelha poderá aumentar de valor. A iniciativa quanto ao aumento de preços deve-se principalmente a alta no valor do petróleo registrada nos últimos meses. As informações foram confirmadas nesta terça-feira (23), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A proposta de reajuste da conta de luz na pandemia já vinha sido levantada e nesta terça-feira uma audiência pública para discutir o assunto foi marcada, o que resultou na decisão de aumentar os valores da bandeira vermelha. Por outro lado, a tarifa a mais quando a bandeira estiver amarela será mais barata.
As bandeiras são cobradas na conta de luz quando o custo de energia fica mais caro ( entenda mais abaixo). O aumento e diminuição de valores das bandeiras ainda deve passar por uma consulta pública para depois a Aneel bater o martelo final.
A proposta da Aneel ficará em consulta pública entre o dia 24 de março e 7 de maio.
Veja como ficariam os valores após decisão. Sendo que haverá redução da faixa amarela e aumento de valores para as duas faixas vermelhas:
Entenda a cobrança da conta de luz
Há três tipos de bandeiras que podem ser aplicadas: verde, amarela e vermelha. Se a conta de luz na pandemia ficará mais cara deve-se também a qual bandeira poderá ser aplicada.
Este aumento de taxa na bandeira vermelha, por exemplo, foi motivado pelo uso de derivados do petróleo na termelétricas para gerar energia, como o óleo diesel.
As bandeiras que serão aplicadas variam de mês em mês e são informadas antes para que os consumidores tentem economizar. Entenda abaixo quando cada bandeira poderá alterar o preço da conta de luz na pandemia.
Entenda também o déficit de R$ 3 milhões na conta de luz.