Os impactos econômicos da pandemia ainda estão refletindo no país, haja vista a inflação, seguida do aumento de preços em diversos setores: alimentação, combustíveis e até mesmo a energia elétrica. Essas questões pesam muito no bolso do cidadão, mas determinados grupos de pessoas podem ter o alívio da conta de luz de graça, ou melhor, com um desconto de 100% através do programa Tarifa Social.
Essa é uma ótima notícia entre tantos aumentos abusivos, exorbitantes com os quais o brasileiro vem lidando. Conseguir a redução do valor no boleto de energia elétrica através do Tarifa Social é um benefício e tanto para muitas famílias. O programa é destinado àquelas famílias com baixa renda, concedendo descontos que alcançam até 100%, dependendo da situação familiar. Isso significa conta de luz de graça! Abaixo, o Notícias Concursos, na matéria deste sábado (22) esclarece quem pode solicitar e como fazer para ter esse desconto.
Veja a seguir os grupos dos cidadãos brasileiros que estão aptos a solicitar este benefício:
Como regra, o desconto é concedido conforme o consumo que a família tem por mês. Por exemplo, quanto menor é o consumo, maior é o desconto. A redução pode ser maior ainda para quilombola e indígenas, com possibilidade de ter isenção de 100% do boleto. Veja abaixo.
Famílias cadastradas no CadÚnico:
Famílias quilombolas e indígenas também cadastradas no CadÚnico:
O cidadão que quer ser beneficiado com o programa Tarifa Social e, quem sabe, ter a conta de luz de graça, não necessariamente precisa solicitar ou se cadastrar especificamente. Ele precisa apenas ter o cadastro atualizado no CadÚnico (Cadastro Único). Assim, se concede o benefício automaticamente.