A conta corrente digital é uma modalidade relativamente nova de conta bancária, sendo uma versão digitalizada da conta tradicional e que pode ser benéfica para o cliente.
A mudança do mercado impacta todos os setores, por isso, a tecnologia é um componente bastante presente no mercado financeiro atual de forma ampla. A força das fintechs dentro de um movimento de revolução digital trouxe a popularização das contas digitais, sendo uma forma desburocratizada de movimentar uma conta bancária, bem como uma maneira moderna e prática de realizar pagamentos e transferências.
Através da conta digital é possível realizar o processo de abertura e gerenciamento por meio de um aplicativo; o que facilita muito a rotina das pessoas, já que antes desse movimento tecnológico, perdia-se muito tempo nas filas dos bancos para receber algum tipo de atendimento.
Além do processo burocrático para ser atendido, os bancos tradicionais também cobravam taxas exorbitantes por serviço simples; o que foi modificado pelas fintechs. Já que as contas bancárias digitais chegaram, em sua maioria, ao mercado sem nenhum tipo de tarifa ao cliente final.
A simplificação da operação tornou o acesso às contas bancárias mais facilitado para os clientes, sendo um modelo de negócio que reduz os custos com recursos físicos e humanos para os envolvidos.
Além das vantagens para o cliente final, considerando a tecnologia, o movimento da conta digital também elevou a concorrência e pressionou os bancos tradicionais a criarem produtos digitais para não ficarem aquém no mercado. Muitos bancos criaram linhas de crédito facilitadas e contas digitais, bem como diminuíram suas taxas tradicionais para que não percam os clientes.
Essa nova demanda de serviços financeiros oriundas das contas digitais ampliou o mercado em diversos setores, bem como pode ser uma nova demanda para o mercado tecnológico, já que, cada vez mais, se faz necessária a especialização em tecnologia bancária.
A preferência do cliente final pela conta digital na atualidade ocorre pela prática e pela redução de custos. Além disso, gerenciar o seu processo financeiro na palma da sua mão é muito mais seguro e confortável.
Apesar de muitas fraudes envolverem os serviços bancários digitais, as contas digitais são seguras, já que os dados são criptografados e a conta online diminui a participação física do cliente diretamente na agência bancária, bem como o volume de cartões físicos.
Por isso, cada vez mais as fintechs estão adotando tecnologias como a biometria e novas formas de armazenamento de dados para a elevação da segurança do cliente. Assim sendo, bancos tradicionais criaram produtos bancários para essa tecnologia, popularizando contas digitais que se juntam às fintechs, tais como: Nubank, Inter, Neon, Next, PicPay, C6 Bank etc.