Empreendedorismo

Pensando em empreender no ramo de consultoria?

Bom, devemos começar a falar sobre você que quer empreender no ramo da consultoria, e não sabe por onde começar.

Primeiramente, você que pretender empreender com consultoria, deve se dedicar ao ramo que já tem conhecimento e investir nele, pois quanto mais conhecimento você tiver, maior será a propriedade para falar do seu serviço.

Seu cliente precisa se sentir seguro ao te contratar, ainda mais por se tratar de uma consultoria, onde você vai estar assessorando e aconselhando ele.

Portanto, invista sempre em mais conhecimentos, cursos, tudo que possa lhe qualificar, e mantê-lo sempre atualizado.

Quanto mais se preparar, mais seguro vai ficar para prestar a consultoria e principalmente o preço ao seu cliente, pois saberá que ele vai obter o resultado que espera.

Tipos de consultoria

Existem seis principais consultorias que você empreendedor,  pode atuar:

  • Estratégica
  • Gestão
  • Operações
  • RH ou Gestão de Pessoas
  • Financeira
  • Tecnologia

Lembrando, que estará em suas mãos os conselhos  que farão com que seu cliente obtenha o diferencial perante seus concorrentes e aumentar suas oportunidades de negócios.

Por que precisam dos seus serviços?

O fato do cliente, por exemplo, estar ainda no começo, às vezes, o empreendedor não está 100% preparado para encarar os desafios de montar um negócio.

E ai entra o papel da consultoria e, mesmo que o orçamento desse empreendedor seja baixo, vale a pena o investimento.

A consultoria vai ajudar seu cliente a enxergar alguns fatores importantes, como:

  • Diminuição de gastos
  • Renovar o plano de negócio
  • Identificar pontos fracos
  • Focar em resultados
  • Suporte na tomada de decisões

O consultor vai poder auxiliar a elaborar:

  • Um planejamento estratégico
  • Implementar projetos de expansão
  • Adaptar processos gerenciais para o seu negócio
  • E até mesmo implementar alguma ferramenta que aumente a sua lucratividade.

Os benefícios de uma consultoria podem ir desde modelos de gerenciamento até posicionamento de mercado e aumento de cartela de clientes.

Por fim, independente do tipo de serviço, é fundamental que consigam juntar os dados fornecidos pelo cliente, e ajude ele no melhor diagnóstico para sua empresa, traçando o melhor plano de ação.