Na hora de planejar uma gravidez, muitos casais se preocupam com diversos fatores, entre estabilidade profissional, financeira, um espaço adequado para o bebê, até a troca de casa ou carro para a chegada de mais um integrante na família, entretanto, ainda são poucos os que priorizam uma consulta pré-concepcional.
A consulta pré-concepcional nada mais é do que a avaliação da capacidade reprodutora do casal, inclusive, da saúde no geral de cada um.
Através desta etapa é possível diagnosticar fatores que poderiam comprometer à saúde fetal e materna, além de prevenir diversas complicações.
Compostas por avaliações e exames, a consulta pré-concepcional deve ser realizada três meses antes de o casal iniciar as tentativas, já que certamente, o médico poderá passar suplementos como ácido fólico ou caso necessário, realizar alguns tratamentos prévios à concepção.
Os exames solicitados durante este tipo de consulta avaliam a história clínica do casal, além de possíveis características que aumentam o risco da gestação.
Através do resultado desses exames é possível garantir maneiras de prevenir ou reduzir possíveis complicações na gravidez ou na saúde do feto.
Entre os mais requisitados durante a consulta pré-concepcional, o médico pode solicitar:
Outros exames também poderão ser solicitados, muito deles, que conferem a saúde individual do homem e mulher.
Além de seguir esta etapa de consulta pré-concepcional, também é importante que os futuros papais cuidem da alimentação, busquem sempre uma vida ativa, de acordo com as possibilidades para a prática de exercícios, inclusive, evitem o consumo excessivo de álcool e tabaco.
Leia mais: Dieta da fertilidade pode melhorar a qualidade dos óvulos