Um novo lote de restituição do Imposto de Renda está disponível para consulta desde a última sexta-feira (21).
A saber, a liberação ocorreu desde às 10 horas da data mencionada, e assim, os contribuintes podem conferir se estão entre os contemplados.
Inclusive, a grana vai entrar em breve. Isso porque o crédito bancário para 5.755.667 contribuintes chegará no dia 28 de junho, no valor total de R$ 8,5 bilhões.
Neste lote temos 140.360 contribuintes idosos acima de 80 anos, 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos.
Ainda mais, são 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Por fim, 3.812.767 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Além disso, foram contemplados ainda 252.738 contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade pública decretado no Rio Grande do Sul.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar minha Restituição“.
Aliás, a página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Dessa forma, se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Certo! Saiba que o pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Isso ocorre de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Contudo, se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal Banco do Brasil. Ou então, ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Por fim, caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Com informações da Receita Federal