Após algumas atualizações, a poupança social da Caixa, através do aplicativo Caixa Tem, está permitindo a liberação de créditos/empréstimos. Contudo, esse não é um empréstimo comum, mas sim um consignado Caixa Tem, onde se desconta o valor das parcelas do dinheiro depositado do Auxílio Brasil.
Através desse sistema de crédito, as famílias vulneráveis financeiramente terão condições de solicitar empréstimos emergenciais sem burocracia. Mas, como fazer a solicitação? Se você ainda não está por dentro dos detalhes do Consignado Caixa Tem, o Notícias Concursos mostrará o passo a passo na matéria desta quarta-feira (12).
O valor de até R$ 4,5 mil está disponível no Caixa Tem tanto para pessoas físicas, tanto para MEI que querem investir em um negócio próprio. Com a liberação do consignado pelo Auxílio Brasil, há grandes chances de que a instituição bancária autorize os pedidos pelo app com o saldo movimentado.
Mensalmente, a Caixa fica responsável pela liberação do pagamento de 20,65 milhões de famílias com o auxílio. Daniella Marques, presidente da instituição, já disse que o consignado terá melhores e menores taxas do mercado.
Essa ação é inédita para o governo federal. Mesmo tendo sido criticado por especialistas devido aos riscos de maior endividamento das famílias já vulneráveis, o produto é oferecido por cerca de 60 bancos.
Essas instituições estão passando pela triagem e habilitação, para seguirem todas as regras quando oferecerem o produto. Apenas depois disso, é que o consignado fora do Caixa Tem será liberado.
Enquanto o valor liberado no Caixa Tem para os empreendedores é de até R$ 4,5 mil, em se tratando do consignado, obviamente o limite é menor. A primeira questão analisada é a margem consignável, ou seja, quanto se poderá tirar do dinheiro do Auxílio Brasil mensalmente para quitar o débito.
Até o momento, o que temos de informações a respeito são:
O pagamento será feito descontando do valor que cai na conta do Caixa Tem (o valor do benefício) mensalmente. Assim, será uma forma de quitar a dívida com bons juros e sem inadimplência.
O valor do débito será de:
Não há uma data definida sobre quando essa modalidade estará liberada integralmente. Contudo, como o Ministério da Cidadania já informou, as instituições disponibilizadas estão passando pela triagem para se habilitarem.
Dada a liberação, a solicitação deve ser feita da seguinte forma: