A Caixa Econômica Federal se pronunciou oficialmente sobre a situação das supostas antecipações dos descontos do consignado do Auxílio Brasil. Nesta semana, alguns beneficiários usaram as redes sociais para afirmar que esperavam os abatimentos apenas para o mês de dezembro, contudo, os valores já teriam chegado menores em novembro.
Para tentar resolver a situação, a Caixa está enviando mensagens aos usuários que estão reclamando da situação. O banco explica que o débito deve mesmo acontecer no mês seguinte ao fechamento do contrato do consignado. Assim, quem realizou o pedido em outubro, começa a ter os descontos em novembro, e não em dezembro.
A confusão se formou porque houve uma falha de comunicação da Caixa. No contrato, está expresso que a primeira parcela deve começar a ser cobrada apenas a partir do dia 7 de dezembro. Contudo, esta data não diz respeito ao primeiro abatimento, e sim ao prazo que o Ministério da Cidadania tem para enviar os valores ao banco.
“A sua parcela do empréstimo é debitada automaticamente a partir do primeiro benefício a ser recebido após a contratação. A data de 07/12 que aparece no extrato do contrato é o prazo para que a Caixa receba o valor do Ministério da Cidadania”, diz a mensagem que o banco está enviando aos seus clientes.
Os descontos de novembro serão feitos nas contas de todos os usuários do Auxílio Brasil que solicitaram o saldo do consignado entre os dias 10 de outubro e 1 de novembro deste ano. Este prazo engloba todas as solicitações feitas, já que desde então os pedidos foram suspensos e só serão retomados a partir do dia 14 de novembro.
Contudo, estas não foram as únicas reclamações que inundaram as redes sociais nos últimos dias. Segundo relatos, há casos de cidadãos que afirmam que não solicitaram nenhum consignado e mesmo assim percebem a indicação de um desconto na parcela de novembro.
Sobre este assunto, a Caixa diz que vai investigar o que está acontecendo, mas adiantou que deverá cancelar todo abatimento de valor de pessoas que não solicitaram o consignado e que mesmo assim estão recebendo o benefício com os descontos.
Pessoas que percebem que estão tendo o desconto na folha mesmo sem ter solicitado o consignado precisam entrar em contato com o Ministério da Cidadania. Basta ligar diretamente para o número 121.
É importante que o contato seja feito junto ao Ministério, e não pela Caixa. Afinal de contas, existem 12 bancos que estão homologados para operar a linha. O erro pode ter partido de qualquer um deles. Apenas o Ministério poderá fazer tal localização.
Ainda não se sabe qual será a postura do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante do novo consignado do Auxílio Brasil. Enquanto ele não sobe a rampa em janeiro de 2023, o empréstimo segue valendo normalmente.
O consignado do Auxílio é uma espécie de empréstimo voltado apenas para os usuários do programa. Depois da solicitação do dinheiro, o cidadão precisa quitar a dívida na forma de descontos mensais nas parcelas do benefício social.