Nos próximos dias 9 a 11 de agosto, ocorre o Febraban Tech, evento presencial que se posiciona como o maior de tecnologia do setor financeiro da América Latina, apresentando tendências de inovação. Passados dois anos sem ser realizado, o antigo Ciab, como era nomeada a conferência, está de volta com novidades. Mas, entre tantos conteúdos e experiências para acompanhar, o que os visitantes devem priorizar?
Para o diretor de Vendas Enterprise para Financial Services na Adobe Experience Cloud, Diogo Caixeta, o pano de fundo é a tecnologia, uma vez que o próprio evento mudou de nome, representando o movimento acelerado de digitalização do setor. “O uso de soluções como IA, machine learning e 5G nos serviços financeiros permeia diversos debates, que vão da segurança ao metaverso”, explica.
LEIA MAIS: Tecnologia: solução e inovação na empresa de pequeno porte
Sob essa perspectiva, o executivo ressalta que a prevenção à fraude e a proteção de dados estão entre os principais assuntos a serem discutidos. Os dois temas sempre foram muito debatidos no evento, pois essa questão da cibersegurança está muito latente para os bancos e usuários. A expectativa é que tecnologias e conceitos que resolvam esses problemas devem ser as tendências mais buscadas no evento do setor financeiro.
Dessa forma, está claro que a segurança digital se transforma em um desafio ainda maior para os bancos. O problema é que a inserção de muitos protocolos de validação pode interferir em uma boa experiência digital para o usuário de serviços financeiros, como os apps. O cliente anseia por resolver seus problemas de forma digital, com quatro ou cinco cliques, mas como o setor financeiro consegue entregar uma jornada fluida e prevenir golpes ou fraudes ao mesmo tempo?
A resposta está enraizada em tecnologias robustas como inteligência artificial (IA) e machine learning, que podem garantir a privacidade, ao passo que possibilitam uma experiência digital personalizada, fluida e em escala para empresas que têm milhares e milhões de clientes.
O relatório inédito “Adobe Digital Trends 2022: Serviços Financeiros em Foco”, feito no final de 2021, mostra que mais de 80% das instituições financeiras investiram em novas jornadas do consumidor ou estão promovendo mudanças nos últimos 18 meses.
O mesmo estudo classificou as prioridades de tecnologia para as organizações em 2022. Para 65% dos entrevistados, plataformas de gerenciamento de dados de clientes, como, por exemplo, analytics, são as principais. Em seguida estão as soluções de arquitetura de dados corporativos para coleta, governança, privacidade e segurança, listadas como prioritárias por 57% dos respondentes. Já as soluções de jornada do consumidor, como automação de marketing e gestão de campanhas, são prioridade para 50% dos profissionais.
Caixeta indica abaixo outros temas que merecem atenção dos visitantes no Febraban Tech 2022: