Ao decidir ser empreendedor, uma das primeiras decisões que precisa tomar é definir qual é o modelo de negócios ideal para a sua empresa. Por isso que hoje, nós vamos te ajudar nisso, indicando os principais modelos de negócios e como escolher o seu.
O modelo de negócio envolve tirar as ideias sobre a empresa da cabeça e colocar no papel. Dessa maneira, visa concentrar as informações sobre como o seu negócio gerará valor junto aos clientes.
Assim, este documento tem a intenção de apresentar uma proposta de como o negócio pretendido gerará valor para os possíveis clientes.
Portanto, este documento se torna relativamente simples, podendo ser replicado, dando uma ideia completa de como será o negócio. E se for necessário, pode sofrer ajustes sempre que for necessário.
Apresentamos na sequência, os principais tipos de modelos de negócio existentes, para que você conheça e tenha clareza sobre os formatos.
Este modelo de negócio está muito em alta, e ganhando cada ver mais investimentos no setor. Assim, a franquia funciona da seguinte forma. A partir das unidades franqueadas, o empreendedor administra a sua unidade a partir das diretrizes vindas da franqueadora.
Assim, o franqueado tem o direito de uso da marca e das ações de marketing efetivadas pela franqueadora. Além disso, tem direito a obter suporte para todas as atividades da unidade.
É um modelo de negócio utilizado principalmente por pessoas que estão iniciando a empreender ou que preferem começar com um negócio. Afinal, contarão com suporte e com grande visibilidade.
Este modelo tem se desenvolvendo com muita expressividade, uma vez que alia a responsabilidade social com a ambiental. A propósito, faz parte deste tipo de negócio, as empresas que têm como princípio a sustentabilidade, o que gera valor à marca. Assim como, aquelas que voltam suas atividades para atendimento aos públicos que fazem parte da diversidade cultural.
Muitas pessoas tem o intuito de adquirir produtos que tem como princípio a sustentabilidade. Uma vez que estão comprometidas com a preservação ambiental.
E assim, as empresas que se dedicam a este modelo, buscam gerar impacto positivo na sua imagem. Há alternativas como a produção de produtos naturais, juntamente, com os princípios de reusabilidade e reciclagem de materiais.
B2B, significa Business to Business, ou seja, empresa para empresa. Neste modelo, o empreendimento é criado para comercializar produtos diretamente para outras estabelecimentos, sendo que não se volta para o consumidor final.
Assim, a empresa fornece matéria prima e insumos para outras empresas. Por exemplo, inclui softwares, mão de obra especializada, máquinas, equipamentos profissionais, peças para fabricação de outros produtos, entre outros.
Neste caso, normalmente, a fabricação ocorre em grande quantidade. Além disso, as vendas ocorrem a partir de um ticket médio muito maior do que as outras empresas, pois as vendas ocorrem a partir de grandes quantidades.
Este modelo está crescendo exponencialmente. Afinal de contas, cada vez mais, existem empresas que oferecem este sistema de negócio para os clientes. Assim, o cliente paga uma taxa semanal, mensal, semestral e até anual para usufruir dos serviços oferecidos pela empresa.
Então, os serviços de planos de assinatura mais conhecidos são:
Por fim, este é um modelo de assinatura em que o cliente pode optar por utilizar recursos gratuitos ou pagos das empresas. Desta forma, as empresas optam por oferecer um serviço de forma gratuita, como forma de incentivar o cliente a adquirir os produtos premium.
Este modelo de negócio está sendo muito utilizado por escolas voltadas para o EaD (Ensino a distância). Além disso, serviços de bancos de imagens também incluem nessa categoria.
Concluindo, para escolher o modelo de negócio para a sua empresa, é preciso que você veja as opções existentes e faça a sua escolha de forma mais acertada.
Os modelos de negócio direcionam os próximos passos para a abertura da empresa, bem como, as formas de comercializar os produtos.