Hoje passaremos algumas informações para você conhecer o novo semáforo modernizado de São Paulo. Isso porque, a maior cidade do país, conhecida por seu trânsito intenso e desafios de mobilidade, está passando por uma atualização significativa em sua infraestrutura viária. Desse modo, uma das mudanças mais notáveis é a atualização de seus semáforos, visando melhorar a fluidez do tráfego e otimizar a gestão do trânsito na metrópole.
Sendo assim, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você conheça melhor o novo semáforo modernizado de São Paulo.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Conforme mencionado acima, a rede de semáforos de São Paulo está passando por um processo de modernização que visa não apenas aprimorar a eficiência do tráfego, mas também tornar mais ágil a manutenção e os reparos desses dispositivos.
Dessa maneira, essa iniciativa abrange várias zonas da cidade e já está sendo implantada em avenidas imponentes como a Pompeia e Doutor Arnaldo, na Zona Oeste.
Além disso, os condutores podem identificar de maneira muito simples esses novos semáforos, visto que perto de cada um deles tem uma placa que indica “Semáforo em atualizado” e uma faixa amarela na borda da caixa de luzes.
Ademais, a modernização dos semáforos é um empreendimento que planeja abranger uma grande quantidade de cruzamentos em São Paulo. Conforme informações da SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo), todos os 2.586 cruzamentos do Minianel Viário, que representam a zona do rodízio municipal de veículos, poderão contar com os novos semáforos nos próximos três anos.
Atualmente, já estão em operação 16 semáforos modernizados, 111 estão em execução e 113 estão em fase final de projeto. Contudo, a expectativa é de que haja a atualização dos dispositivos em cerca de 270 cruzamentos até o final de 2023.
Uma das características mais notáveis dos novos semáforos é sua capacidade de operação inteligente. De acordo com Maurício Nastari, gerente de iluminação pública da SP Regula, esses semáforos têm uma programação para ajustar automaticamente o tempo de acionamento das luzes vermelha e verde, conforme o fluxo de tráfego. Além disso, quem define a programação inicial é a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e o próprio semáforo pode realizar ajustes para melhorar o fluxo veicular.
Ademais, os operadores da CET podem controlar essa programação remotamente, por meio de uma central de controle.
Os novos semáforos estão projetados com uma câmera inovadora que substitui os tradicionais “laços” instalados no asfalto, que os semáforos convencionais utilizam para detectar o fluxo de veículos.
Assim, essa câmera, conhecida como “laço virtual”, tem o poder de medir o fluxo de carros em frente ao semáforo, garantindo um controle mais preciso da operação. Além disso, essa tecnologia elimina a interferência que os recapeamentos ou reparos causam e que permitiam a remoção temporária dos laços familiares.
Uma das grandes vantagens dos novos semáforos é sua capacidade de comunicação e sincronização entre si. Essa sincronização se dá com base em subáreas, que abrangem grandes avenidas e suas áreas adjacentes.
Isso significa que os semáforos se comunicam para otimizar a fluidez do trânsito em áreas específicas, atendendo a ocorrência de congestionamentos.
No entanto, uma das preocupações com os semáforos é sua resiliência em situações adversas, como quedas de energia ou furtos de cabos elétricos. Isso ocorre porque a modernização dos semáforos inclui uma conexão de fibra ótica e chip de telefonia que interliga todos os semáforos a uma central de controle.
Desse modo, essa conectividade redundante permite um monitoramento em tempo real do funcionamento dos semáforos e possibilita um envio mais ágil de equipes para reparos, caso necessário.
Por fim, a modernização dos semáforos de São Paulo é de responsabilidade da empresa Ilumina SP, em colaboração com a SP Regula e a CET.
Dessa forma, o projeto está inserido na parceria público-privada da Iluminação Pública. Que tem em vista melhorar a infraestrutura viária e contribuir para uma cidade mais eficiente em termos de mobilidade. Além disso, estima-se que o custo do contrato relativo aos semáforos é de R$1,12 bilhão ao longo de 60 meses. E abrange não apenas a implementação, mas também a manutenção e atualização contínua dos dispositivos.
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