O cargo de Escrivão da Polícia Federal é um dos mais cobiçados da carreira pública. Afinal de contas, oferece boa remuneração, oportunidade de crescimento e o prestígio de trabalhar em um dos órgãos mais importantes do nosso país.
Por isso, não é à toa que o certame para as vagas seja um dos mais concorridos também. E para você saber melhor as características dessa posição, trouxemos muitas dicas e informações.
Desse modo, você saberá o que faz, o quanto ganha, como é a prova do concurso e muito mais sobre o Escrivão da Polícia Federal. Para isso, é só continuar lendo até o final!
A Polícia Federal desempenha um papel fundamental na segurança e justiça do país, e dentro dessa instituição, o cargo de Escrivão se destaca como um dos mais cobiçados em concursos públicos.
A boa notícia para quem tem o desejo de ingressar nessa carreira é que há previsões para a realização de concursos anuais, o que aumenta consideravelmente as chances de conquistar uma vaga de destaque.
No entanto, para ser bem-sucedido nesse desafio, é crucial entender as responsabilidades do cargo, os requisitos necessários e o processo seletivo. E é sobre isso que falaremos a seguir,
O papel do Escrivão na Polícia Federal é de suma importância para o funcionamento eficaz dos inquéritos policiais. Assim, segundo o edital da PF, as principais atribuições do cargo incluem:
Se você busca uma carreira que traga um bom retorno financeiro, fique sabendo que o salário de um Escrivão da Polícia Federal é altamente atrativo. Isso porque, no início da carreira, a remuneração é de R$ 12.522,50.
Além disso, os profissionais também têm acesso a benefícios adicionais, tais como auxílio-alimentação, auxílio-transporte e ganhos extras por lotação em áreas de fronteira, entre outros.
A saber, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva.
Para se tornar um Escrivão na Polícia Federal, é necessário enfrentar um processo seletivo, cuja organização costuma ser feita pelo Cebraspe. Desse modo, conforme o último edital, o processo de seleção consiste nas seguintes etapas.
Esta prova geralmente traz questões de múltipla escolha no formato “certo” ou “errado”, que é o estilo clássico do Cebraspe. A saber, os temas abordados incluem:
Enquanto isso, a prova discursiva geralmente consiste em uma redação dissertativa com até 30 linhas. O tema costuma se basear em um tópico que a banca formula ou ser relacionado ao conteúdo programático do exame.
Além das etapas e cunho intelectual, digamos assim, o processo seletivo para esse cargo também envolve outras, uma vez que é um cargo para uma função específica dentro da PF.
Para se tornar um Escrivão na Polícia Federal, os candidatos precisam preencher certos requisitos, que são comuns a todos os cargos da PF, tais como:
Gostou de conhecer melhor o cargo de Escrivão da Polícia Federal? Então comece a se preparar para prestar o próximo concurso e entrar para essa carreira! E não se esqueça de voltar sempre aqui, pois traremos em primeira mão todas as novidades sobre o edital!