Hoje trouxemos mais informações para que você conheça o aplicativo para renegociar FIES pela Caixa. Ainda mais com as novas oportunidades de condições facilitadas e descontos expressivos que o Governo Federal oferece atualmente.
Portanto, muitas pessoas buscam maneiras de entrar em contato com o banco para fazer a renegociação das dívidas do financiamento estudantil.
E para isso, ocorreu o lançamento do novo aplicativo para realizar esse procedimento de forma simples e rápida. Consequentemente, limpar seu nome de uma vez com o Ministério da Educação.
Então, se você possui dívidas junto FIES e deseja entrar em contato com a Caixa para negociar, está no lugar certo. Por isso, não deixe de acompanhar até a última linha para não perder nenhuma informação.
O FIES é a sigla para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. Criado pelo Ministério da Educação, o programa já facilitou o acesso de milhares de estudantes a faculdades particulares.
Ele foi criado em 1999, e é um programa endereçado a jovens que desejam cursar faculdades privadas. Assim, facilitando a conquista do tão sonhado diploma universitário.
Desse modo, ele funciona de forma a subsidiar o pagamento das parcelas da instituições, enquanto o estudante cursa o ensino superior.
Após o término do curso e a formatura, o jovem possui um prazo de até 5 anos para ingressar no mercado de trabalho. E então quitar a dívida junto ao Ministério da Educação.
Mesmo com o tempo oferecido ao jovem para que ele comece a trabalhar em sua área, que é bastante flexível, de 5 anos para pagamento, ainda há dificuldade.
Pois, as altas quantias da dívida e a dificuldade para ingressar no mercado de trabalho ao se formar são os principais fatores de dívidas com o FIES. Com isso, os jovens ficam inadimplentes e têm os CPFs inseridos nos órgãos de proteção ao crédito.
Devido a isso, as taxas de inadimplência do financiamento estão cada vez mais altas. No entanto, com a nova Medida Provisória, criada em dezembro de 2021 pelo Senado, é possível que esses estudantes consigam dar fim a suas dívidas de forma simples e facilitada.
Apesar de ainda não sair a aprovação, a Medida Provisória já está em processo de revisão. Em seguida, passará a ser uma lei.
Desse modo, os bancos que operam o financiamento estudantil já poderão começar a oferecer as condições dispostas na MP, aos estudantes que possuem dívidas junto ao MEC.
Estima-se que durante esse processo de revisão e até que a lei de renegociação entre em vigor, ocorra uma mudança crucial. Pois, as instituições bancárias como a Caixa e o Banco do Brasil estarão proibidos de oferecer novas propostas de renegociação aos estudantes, a partir de 2023.
Sendo assim, a previsão é que a partir desse mês os processos sejam reabertos. Portanto, os estudantes terão até dezembro para solicitar a renegociação de suas dívidas com o FIES.
Cada perfil de aluno terá condições específicas para quitar suas dívidas com o financiamento estudantil. Além disso, fatores como o tempo de atraso e o valor da dívida também contarão no cálculo na hora de renegociar.
No entanto, estima-se que os descontos podem chegar a 99% do valor total da dívida e as parcelas poderão ser feitas em até 150 vezes. Dessa maneira, para saber qual será a porcentagem de descontos e a quantidade de parcelas disponíveis, o estudante pode contar com o novo aplicativo para negociar FIES pela Caixa.
Para facilitar o acesso do estudante à renegociação do financiamento estudantil, a Caixa lançou um novo aplicativo chamado FIES Caixa. Através dele, é possível que o estudante consiga descontos de até 99% em sua dívida junto ao MEC.
Com o aplicativo também é possível visualizar todos os dados do contrato de financiamento estudantil. Além de obter mais informações sobre o débito em aberto.
O aplicativo é gratuito e está disponível tanto para aparelhos Android quanto para iOS. Vale ressaltar que os pedidos poderão ser feitos até o último dia do mês de dezembro. Lembrando que o aplicativo tem objetivo de auxiliar todos os estudantes que desejam quitar seus débitos com o FIES e limpar seu nome de uma vez por todas.
Agora que você já conhece o aplicativo para renegociar FIES pela Caixa, baixe o app. E assim, resolva suas pendências com o MEC de forma simples, rápida e sem sair de casa!